Um caminhão cegonha diferente – cabine estreita e carga adicional ao lado do motorista

Até chegar nos atuais caminhões cegonhas, muita coisa foi experimentada para otimizar esse tipo de transporte. As empresas que transportam automóveis de passageiros lutam há décadas para levar pelo menos mais um carro, conforme permite a legislação de cada país. Recentemente postamos um caminhão cegonha americano que tinha dormitório entre as rodas dianteiras e podia transportar até 18 carros!

Mas hoje vamos tratar de um caminhão inventado no Reino Unido, em meados do século XX. Um dos modelos populares nessa operação da época era produzido pela Carter, que fabricava uma carroceira para caminhão com reboque e que tinha capacidade de transportar até onze carros pequenos, como o clássico Mini.

Embora as carrocerias de Carter fossem baseadas em modelos de caminhões tradicionais, na década de 1960 a mesma empresa decidiu oferecer algo completamente novo. Par obter o máximo de espaço possível para transportar os carros, um carro foi colocado ao lado da cabine do motorista. E para isso foi utilizado um ônibus que perdeu praticamente toda sua carroceria original. O que permaneceu foi a posição do motorista que recebeu uma pequena e simples cabine para o único assento disponível, que era do motorista. O restante foi adaptado para transportar os pequenos carros. Graças a isso, um carro adicional poderia caber facilmente no espaço próximo ao motorista.

O motor provável a equipar esse caminhão era um diesel de três cilindros e dois tempos, com disposição de cilindros deitados. Gerava cerca de 105 cv e foi montado sob o piso, o que era típico dos ônibus da época.

Tudo indica que ele nunca teve uma versão cabine leito ou pelo menos estendida. Na verdade, naquela época os britânicos não se importavam muito com isso e as cabines maiores só começaram a aparecer por lá depois de outras marcas de caminhões entrarem no mercado do país.

De acordo com relatos, dirigir esse caminhão não era uma experiência muito agradável. Havia muito barulho na cabine e conforto zero. Além disso, o caminhão era geralmente acoplado a um reboque de dois andares e de acordo com o regulamento britânico da época, esse tipo de conjunto exigia um assistente. Então viajava-se em DUAS pessoas na minúscula cabine, que teve um assento adicional atrás do motorista, com posição contrária (de costas). Utilizando um reboque de apenas um piso não era necessário um ajudante.

Acima o conjunto com reboque de dois pisos, o qual precisava de um companheiro de viagem. Abaixo o conjunto com reboque simples, com o qual não era necessário um auxiliar.

O experimento teve quatro unidades construídas, sendo que nenhuma delas sobreviveu aos dias atuais, infelizmente.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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