Como é dirigir um caminhão pelas montanhas e estradas com neve do Alasca

A semi-trailer truck drives along an ice-covered Dalton Highway as it winds its way through the mountains of the Brooks Range in northern Alaska. Dillon Mountain, lit by the setting sun, is visible in the background. The Dalton Highway is a subject of the reality TV show Ice Road Truckers.

O estado americano do Alasca é bem famoso por ser um lugar frio e inacessível, mas também por ser dono de belíssimas paisagens. Ele possui dois oceanos, três mares, três mil rios e três milhões de lagos. E apesar de ser o maior estado em extensão territorial, apenas 20% do Alasca é acessível por estradas.

São pouco de 22 mil km de estradas públicas espalhadas pelo estado, sendo que a maioria cruza parques nacionais, florestas e montanhas. Na maioria das vezes, são estradas pelas quais o motorista percorre quilômetros sem cruzar com outro veículo, encontrar um posto de combustível ou uma cidade. A maioria dessas estradas tem duas faixas estreitas e sem acostamentos. Ou seja, são estradas que requerem do motorista muita atenção.

Caminhão da Carlile Transportation, uma das principais transportadoras a operar no Alasca

A cadeia de abastecimento do Alasca exige uma logística única para distribuição. Em alguns casos são utilizados barcos e hidroaviões para viajar até as vilas remotas espalhadas pelo estado. No caso de caminhões, ela exige que os motoristas transportem por longas distâncias em estradas pavimentadas, não pavimentadas e com gelo.

A maioria dos alimentos, como produtos agrícolas, são transportados diariamente pelo Canadá ou transportados de avião para o Alasca. Como são perecíveis, a distribuição imediata é necessária. Outros itens, como madeira, móveis e alimentos de longa duração, podem chegar através de navios ou trens. Uma vez no Alasca, a carga é distribuída por caminhoneiros quando soluções logísticas adicionais não são necessárias.

Freightliner da Alaska West Express, uma das principais transportadoras do estado, no Atigun Pass, uma passagem pelas montanhas da Cordilheira Brooks na Dalton Highway

Além da solidão da estrada, dirigir caminhões no Alasca traz desafios únicos que exigem experiência e profissionalismo. São três características que dificultam o trabalho dos caminhoneiros por lá:

  • A luz do dia dura muito mais, sendo que no verão alguns dias chegam a ter luz solar nas suas 24 horas. Isso significa que é fácil perder a noção do tempo e dirigir por mais tempo que o habitual e que o corpo aguenta. E como não há paradas adequadas em todos os lugares, as viagens precisam ser bem planejadas.
  • O clima da região ártica é comumente composto por chuva, gelo e neve que ocorrem sem aviso e podem pegar os motoristas de surpresa. Um motorista de caminhão no Alasca deve estar atento e preparado para ficar em áreas isoladas sem serviço de celular ou internet por vários dias. Por isso, devem estar sempre preparados com comida extra, água e equipamentos para o frio.
  • Sua linda paisagem é abrigo de vários animais selvagens, incluindo animais de grande porte que são ameaças para o ser humano. Essa região está repleta de ursos, lobos, alces, bois almiscarados, entre outros. O perigo está porque estes animais muitas vezes estão camuflados na vegetação e atravessam as estradas enquanto pastam.
Caminhão de combustível na Dalton Highway

Apesar de tudo, viajar pelo Alasca é interessante até para turistas e viajantes intercontinentais que se aventuram pelas estradas geladas e inóspitas do estado. Uma delas é a Dalton Highway, uma rodovia que liga a cidade de Fairbanks a Prudhoe Bay, que tem cerca de 700 km, sendo apenas 30% pavimentado.

Outra é ainda mais famosa, a Alaska Highway é o começo do que seria a rodovia Pan-americana, ligando o continente americano em seus extremos: Alasca nos Estados Unidos e Terra do Fogo na Argentina. Ela é a maior estrada do estado, com mais de 2200 km e foi construída durante a Segunda Guerra Mundial, sendo uma rodovia que liga o Estados Unidos continental ao Alasca, cortando o oeste do Canadá.

Caminhão coberto de neve e gelo em algum lugar da Dalton Highway

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA