Durante o ano de 2023 a DAF Trucks, tradicional montadora de caminhões com sede nos Países Baixos e integrante do Grupo Paccar, produziu 69.800 caminhões e bateu um recorde em unidades produzidas. A conta soma a produção das fábricas de Eindhoven (Holanda) e Leyland (Inglaterra). Desse total, cerca de 83% são de caminhões médios e pesados, como CF, XD, XF e XG.
A DAF ainda conquistou a liderança de vendas em cinco países europeus, mantendo sua liderança no mercado de veículos pesados do Reino Unido (28,8%), Países Baixos (31,2%), Bélgica (20,2%), Hungria (23,1%) e Bulgária (22,2%). A marca atingiu 15,6% do mercado de toda a Europa em um ano recorde: 343 mil caminhões vendidos!
Em sua terra natal, a DAF encerrou 2023 como líder de caminhões acima de 6 toneladas, com quase 4.600 veículos. E no segmento de cavalo mecânico pesado ou pesado no chassi rígido (acima de 16 toneladas), a marca atingiu percentuais acima de 33%, ou seja, um em cada três caminhões registrados eram da DAF.
Fora da União Europeia a marca vendeu de 7.500 caminhões em 2023. São vendas relacionadas a exportação para Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Colômbia, sendo nesse último país a conquista da marca com o primeiro lugar nas vendas de caminhões frontais. No Brasil, com produção própria, a DAD teve um crescimento de 22,8% em relação ao ano retrasado, com pouco mais de 8.300 unidades.
A pretensão é estabelecer novos recordes em 2024, haja visto a construção de um novo parque fabril em Leyland específico para produção dos caminhões elétricos que começou a operar no ano passado.
Relacionado
FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com