Um Freightliner bastante diferente com tração 10X6

No recente artigo publicado aqui sobre o trabalho dos caminhoneiros no estado norte americano do Alaska sob as condições mais adversas, como montanha, neve e isolamento (clique aqui para ler na íntegra), uma das imagens que ilustra o texto é de um caminhão da Alaska West Express (AWE), que é uma das principais transportadoras a operar naquela região.

E durante a pesquisa encontrei o curioso conjunto que abre o texto da vez. Trata-se de um Freightliner FLA que operou durante alguns anos na década de 1990 pela AWE nas estradas inóspitas do Alaska. Ele é tão extraordinário, que chega a ser estranho.

Primeiramente, a unidade trator (cavalo mecânico) é extremamente longo, com dois eixos à frente (direcionais) e três na parte de trás, que são motrizes. Ou seja, é um cavalo 10X6! Se isso era bom para dirigi-lo não sabemos, poderia garantir boa tração nas estradas com neve, mas a manobra dele não devia ser das mais fáceis. A sua dupla função também chama atenção, visto que ele é cavalo mecânico e caminhão ao mesmo tempo (no sentido operacional) e leva um pequeno tanque colocado atrás da cabine para levar mais carga (que na verdade não falta espaço).

E ele ainda estava acoplado a um semirreboque tanque de quatro eixos, sendo os três últimos em tandem. Este conjunto imponente viajava pela Dalton Highway, que atravessa o norte do Alaska, um percurso de quase 700 km com mais da metade sem asfalto.

Mas qual o motivo de um conjunto assim? A explicação está no aumento da capacidade de carga. Nessa configuração, ele poderia transportar 12 mil libras, ou cerca de 5,4 toneladas, a mais de carga por eixo. De acordo com um antigo motorista da empresa, a operação desse tipo de configuração não durou muito na AWE, sendo o que o último desses caminhões foi transformado em um guincho.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA