Caminhão com cabine à frente do eixo dianteiro e do motor – conheça do DAF Spoetnik

O curioso caminhão do artigo de hoje tem origem na centenária transportadora holandesa De Rooy, uma empresa fundada em 1923 e especializada em transportar caminhões novos da DAF há mais de 50 anos. Na década de 1970, quando a DAF introduziu uma nova geração de cabines basculante para acesso do motor, a Jan de Rooy criou o “Spoetnik”, um caminhão com a finalidade de executar o serviço de forma mais eficaz.

Nesse veículo, o novo caminhão DAF podia ficar diretamente acima do motorista, virado para a direção do trânsito. Isso significava que até quatro novos DAFs poderiam ser transportado de uma só vez, em um conjunto de 18 metros de comprimento.

Esse caminhão foi construído em 1973 e baseado em um dos modelos topo de linha no final da década de 1960, o DAF 2600, que na época conhecido como “o primeiro caminhão moderno de longa distância” graças aos seus amplo para-brisa, túnel do motor relativamente baixo e conforto para dirigir. No caso da criação da De Rooy, a cabine ficava literalmente na frente do eixo de direção e do motor. Obviamente o conforto estava comprometido e a segurança em caso de acidentes era algo questionável. E talvez por isso o modelo não vingou, sendo pouco utilizado e provavelmente desmontado pela própria transportadora após retirá-lo de operação.

A De Rooy Transporte ainda está operando o transporte de novas unidades de caminhões, carros e tratores, porém com modernos caminhões do mercado europeu. Mas a ideia de uma cabine rebaixada para acomodar cargas sobre ela não foi exclusiva dos holandeses, existindo outros caminhões do mesmo estilo ao redor do mundo e que também podem aparecer em um artigo no futuro.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA