Existem formas de conseguir desconto na declaração, mas boa parte dos cidadãos ainda desconhece; entenda!
O Imposto de Renda é o tributo aplicado todos os anos aos brasileiros em cima daquilo ganham. Ele serve para contribuições ao Governo Federal, na intenção de gerar dinheiro que será revertido nos trabalhos servidos à população.
A data está próxima e o assunto já virou uma questão para muita gente. No entanto, existem formas de pagar menos em 2024, apesar de não ser do conhecimento dos contribuintes. Se você faz parte da lista que terá que fazer a declaração, fique atento!
Um informativo da revista Investe, do Estadão, listou 6 dicas para reduzir o valor do Imposto de Renda. Dentre elas, está a organização dos informes com antecedência, o que já é um grande passo para calcular o melhor modelo de declaração para a Receita.
Para quem não sabe, existe a versão simples e a completa. No primeiro caso, há desconto padrão de 20% dos rendimentos tributáveis, tendo um limite para a quantia de dedução, que ainda não foi divulgado para este ano. Já no outro tipo de declaração, é diferente.
Na completa, são calculadas todas as receitas, mas isenta as despesas dedutíveis, como gastos com educação e saúde. O pagante deve detalhar todas as atividades e ter em mãos os comprovantes das despesas. Há, claro, um limite de desconto para cada gasto.
Regra do INSS em vigor nesta terça (12): Como se aposentar na casa dos 50 anos em apenas 5 passos infalíveis
Fim de uma era: 5 refrigerantes muito populares do Brasil acabam extintos dos mercados
Letal à cães e gatos: Fruta popular e outros 4 alimentos que você jamais deve dar ao seu pet por risco de óbito
Como diminuir o valor do Imposto de Renda?
1- Preste atenção nas despesas dedutíveis: Gastos médicos, educação pensão alimentícia, etc.
2- Compare modelos de declaração: É possível escolher entre as versões simplificada e completa, que mostram qual será o tipo de declaração com menor valor para ser pago.
3- Faça doações: As doações incentivadas diminuem diretamente o tributo. Em resumo, é declarado como uma destinação de parte do imposto devido pelo contribuinte à Receita Federal.
4- Dê uma chance para a previdência privada: O tópico incentiva essa outra possibilidade de dedução, que vai depender dos rendimentos do contribuinte.
5- Calcule se vale incluir o dependente: Aqui, assim como na dica 1, varia entre cada caso. Os contribuintes podem fazer uma análise para ver se vale ou não a pena incluir o dependente na declaração.
6- Veja se compensa declarar junto com o cônjuge: Mais um caso individual. Além das despesas dedutíveis, o pagante deve ter em mãos todos os rendimentos do companheiro em questão, que podem vir a aumentar ou diminuir o imposto.
🚨 Davi arma vinganç@ de Leidy com fezes e xixi + Veredito de Boninho + Ex de Buda fatura alto
Quem você quer que saia do BBB24?
NOS SIGA NO INSTAGRAM
TV FOCO
📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.
@tvfocooficial
SEGUIR AGORA