As cabines estendidas da Scania, popularmente chamadas de “Longline” são desejadas por muitos transportadores europeus. Geralmente as cabines, frontais ou bicudas, são aumentadas em aproximadamente um metro a fim de acomodar sofá, cozinha, banheiro e cama maior. Mas o artigo da vez não é sobre longlines construídos em modelos com cabine R ou T, mas sim para mostrar um longline construído em um Scania Vabis dos anos 1950!
Essa história é de meados da década de 1950, quando uma transportadora sueca especializada no transporte de flores, chamada Hansons Blommor, não estava satisfeita com a cama muito estreita que equipava o Scania Vabis 71. Apesar do sucesso que o modelo vinha fazendo, essa característica não agradou a empresa que decidiu enviar seu caminhão para a empresa alemã Kässbohrer, especialista e modificação de carrocerias.
E assim surgiu um caminhão único, capaz de superar modelos do mercado atual. A Kässbohrer retirou a cabine original e criaram um design frontal totalmente novo, além de estender a mesma em vários centímetros. A estrutura veio dos ônibus que a empresa fabricava. Como resultado, o banco do motorista ficou sobre o eixo dianteiro e enorme espaço para dormir foi criado na parte traseira.
E dentro dele foram instalados diversos elementos de conforto e luxo que hoje somos acostumados a ver nos enormes sleepers americanos: mesa com quatro poltronas rebatíveis que se transformam em uma cama de casal, pequena cozinha, lavatório e vaso sanitário.
O cavalo mecânico era acoplado em um semirreboque tipo furgão e o conjunto ficou enorme para os padrões da época. Apesar de estar dentro das leis suecas, em outros países ele não podia trafegar por excedia os limites. E por isso sua vida útil não foi muito longa. Posteriormente, o caminhão foi reconstruído e o dormitório transformado em um grande baú para carga, deixando de ser um caminhão trator. Não muito tempo depois a própria Hansons Blommor faliu e o caminhão foi vendido. Ficou nas mãos da transportadora estatal sueca ASG (que já apareceu aqui em um artigo sobre o T113 com cabine estendida e espaço para oito pessoas) por um tempo, operando acoplado em um reboque, até ser aposentado e, infelizmente, não preservado.
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