Operação desarticula quadrilha especializada em roubo e desmanche de Caminhões no Rio Grande do Sul

Imagem de Ascom/SSP-RS

A 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo e a 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, deram início, nesta quinta-feira (18/9), à operação Garra, visando desarticular uma grande quadrilha especializada no roubo e desmanche de  caminhões no estado.

Durante a operação, foram cumpridas 35 ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Santa Maria e Montenegro. Até o momento, oito pessoas foram presas.

Atuando juntas, duas organizações criminosas realizavam os crimes no Rio Grande do Sul. De acordo com as investigações, elas operavam de forma coordenada, especializando-se em crimes que incluem furto qualificado, receptação, adulteração veicular, desmanche ilegal, comercialização de peças e, em muitos casos, até mesmo extorsão de proprietários para a devolução de caminhões de alto valor.

Durante aproximadamente dois anos, foi possível identificar mais de 50 envolvidos. Eles exerciam papéis variados dentro das organizações. Segundo o delegado André Serrão, titular da 2ª DP de São Leopoldo, os grupos usavam estabelecimentos comerciais, como ferros-velhos e recicladoras, não apenas para o desmanche e a venda de peças furtadas, mas também como fachada para movimentação financeira ilícita.

“Desarticulamos uma estrutura complexa, com gerentes que distribuíam tarefas específicas, garantindo a execução de toda a cadeia criminosa, desde o furto até a adulteração e a revenda. Também foi identificada a participação de ‘laranjas’, pessoas usadas para ocultar patrimônio, incluindo familiares”, esclareceu Serrão.

Além disso, disso, a Polícia Civil descobriu que negócios envolvendo imóveis e animais eram empregados para lavagem de dinheiro. Ao longo da investigação, a atuação dessas organizações foi correlacionada a mais de 65 ocorrências policiais e identificou-se o furto ou adulteração de mais de 60 caminhões. Levantamentos preliminares indicam que o lucro do grupo criminoso superava três milhões de reais

Fonte; Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *