
Imagem de Polícia Rodoviária Federal
Um caminhão Mercedes-Benz foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal de Feira de Santana, na Bahia, com irregularidades no sistema de escapamento e tratamento dos gases poluentes. O caminhão foi abordado na última sexta-feira, durante atividades da Operação Descanso Legal.
De acordo com a polícia, o caminhão foi parado para fiscalização de rotina. Mas durante a vistoria detalhada do veículo, os policiais encontraram um sistema de desvio do cano de escape, conhecido popularmente como escapamento direto.
A mudança no sistema fazia com que os gases provenientes da combustão do motor fossem lançados diretamente na atmosfera, sem passar pelo sistema de catalisador do veículo, que age reduzindo os níveis de emissão.
Além da maior poluição, o caminhão também estava emitindo um nível muito maior de ruídos.
O caminhão também apresentava outras irregularidades, e recebeu quatro multas de natureza grave. O caminhoneiro também vai responder por crime ambiental, previsto no art. 54 da Lei 9.605/98. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e deverá comparecer em juízo quando intimado.

Fonte: Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com