A transportadora Rowe Motors, da Nova Zelândia, possui um caminhão bem incomum em sua frota de pesados. A empresa é especializada em serviços de resgate, guinchos e transporte de cargas superdimensionadas, sendo para esse último que criou esse caminhão ultra baixo. Você pode se perguntar o porquê de um cavalo mecânico assim e a que tipo de implemento ele é acoplado. Na verdade, ele não é uma unidade de tração em si, mas sim um veículo de apoio para carga com função direcional que é colocado na traseira do conjunto conforme a foto abaixo.
A operação desse tipo de carga necessita que a carga seja bem controlada, principalmente em centros urbanos, e para isso são utilizadas as unidades direcionais. Na Europa é comumente utilizado reboques sem condutor, que na maior parte do percurso seguem automaticamente o caminho percorrido pelo veículo da frente. É um tipo de conjunto utilizado para transporte de cargas compridas, como madeiras e vigas de concreto ou metal.
Agora explicado dá para entender porque esse caminhão que lembra um carrinho da Hot Wheels foi criado, a altura é para que possa operar sob a carga que transporta. No caso desse, que é “tripulado”, o motorista deve acompanhar o caminho do caminhão à frente, sendo responsável pelo cuidado e manuseio da carga nas curvas e esquinas.
Não encontrei mais informações sobre a montagem e motorização dele. Mas é possível vê-lo em vários eventos e exposições pelo país, sendo ainda utilizado em operações de transporte comercial.
Relacionado
FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com