Caminhões sem motorista começam a operar regularmente no Texas

Imagem de Aurora Innovation / Divulgação

Após anos de testes e evoluções consideráveis na tecnologia, a empresa Aurora Innovation acaba de iniciar sua primeira operação comercial de  caminhões autônomos no Texas, Estados Unidos.

A partir de agora, caminhões sem motorista farão rotas regulares entre Dallas e Houston, levando cargas para vários destinos, sem a necessidade de intervenção de um motorista humano.

Os caminhões sem motorista são assunto há muitos anos, mas tudo se resumia a testes e análises de segurança desses caminhões. Essa notícia de hoje é um dos marcos mais importantes nesse segmento, tornando a Aurora a primeira empresa a operar um serviço de caminhões autônomos comerciais com  veículos pesados ​​em vias públicas.

A Aurora planeja expandir seu serviço sem motorista para El Paso, Texas, e Phoenix, Arizona, até o final de 2025. O vídeo abaixo mostra o trajeto entre Dallas e Houston, em TimeLapse.

“Fundamos a Aurora para oferecer os benefícios da tecnologia de direção autônoma com segurança, rapidez e abrangência. Agora, somos a primeira empresa a operar com sucesso e segurança um serviço de transporte rodoviário comercial autônomo em vias públicas. Viajar no banco de trás em nossa viagem inaugural foi uma honra para a vida toda – o sistema Aurora Driver teve um desempenho perfeito e é um momento que jamais esquecerei”, disse Chris Urmson, CEO e cofundador da Aurora.
O sistema Aurora Driver funciona em nível SSAE L4, ou seja, ainda tem uma cabine e posto de comando para um motorista humano, mas pode fazer tudo sozinho no transito. O nível SAE L5, mais avançado, já não tem cabine, mas ainda não está disponível.

A tecnologia é muito promissora nos Estados Unidos, por conta de uma série de problemas dentro do setor, especialmente a falta de motoristas para rotas de longas distâncias. Com isso, o sistema pode operar as viagens mais distantes, e os caminhoneiros humanos podem fazer as entregas locais e serviços mais próximos de casa.

Os primeiros clientes da Aurora são a Uber Freight, empresa líder de mercado em tecnologia empresarial que impulsiona a logística inteligente, e a Hirschbach Motor Lines, transportadora veterana que entrega cargas com prazos e temperaturas sensíveis.

Antes de iniciar a operação comercial autônoma, a Aurora encerrou seu caso de segurança , que foi como a empresa reuniu evidências para demonstrar que seu produto é aceitavelmente seguro para vias públicas. Os casos de segurança são uma ferramenta essencial para qualquer empresa que implemente tecnologia de veículos autônomos, pois promovem a transparência e constroem confiança com órgãos reguladores e o público.

A empresa também divulgou um Relatório de Segurança para Veículos Autônomos , que inclui detalhes sobre o domínio operacional do Aurora Driver para as operações iniciais, juntamente com a abordagem da Aurora em relação à segurança cibernética, assistência remota e outros tópicos críticos de segurança.

Imagem de Aurora Innovation / Divulgação

O Aurora Driver é equipado com um computador potente e sensores que conseguem enxergar mais de 400 metros para frente e lados do veículo, permitindo que opere com segurança na rodovia.

Em mais de quatro anos de transportes supervisionados por motoristas humanos, o Aurora Driver entregou mais de 10.000 cargas a clientes em um percurso autônomo de três milhões de milhas. Ele também demonstrou capacidades extraordinárias , incluindo prever infratores de sinal vermelho, evitar colisões e detectar pedestres no escuro a centenas de metros de distância.

Os  caminhões de lançamento da Aurora são equipados com o kit de hardware Aurora Driver e diversos sistemas redundantes, incluindo freios, direção, eletricidade, sensores, controles, computação, refrigeração e comunicação, permitindo que operem com segurança sem a necessidade de um motorista humano.

Outra vantagem é que pode ser instalado em caminhões de qualquer marca e praticamente qualquer modelo, operando em qualquer tipo de rota, mesmo fora de estrada. Ou seja, esse é o primeiro passo para implementação massiva desses caminhões.

Fonte: Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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