Caminhoneiros autônomos poderão receber frete antecipadamente pela Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal anunciou na última semana a criação de uma nova linha de crédito exclusiva para antecipação do pagamento de custos de frete para os caminhoneiros autônomos. O sistema começará a operar a partir do dia 24 de janeiro de 2022, e terá taxa de juros de 1,99% ao mês, podendo ser usada como capital de giro.

De acordo com a Caixa, as empresas que contratam o frete é que serão responsáveis pela solicitação ao banco, para que a antecipação dos valores de fretes seja repassada aos caminhoneiros autônomos. O recebimento poderá ser feito por meio de crédito em conta na própria Caixa.

As empresas poderão antecipar os fretes que tiverem registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

A amortização do empréstimo é feita em parcela única, cujo vencimento será na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.

Para contratação do Giro Caixa Transporte, quando a linha estiver operacional, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da CAIXA, mediante avaliação de crédito. Após a disponibilização do limite, a operacionalização do crédito será realizada digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Por Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar Para Cima