O estado americano do Alasca é bem famoso por ser um lugar frio e inacessível, mas também por ser dono de belíssimas paisagens. Ele possui dois oceanos, três mares, três mil rios e três milhões de lagos. E apesar de ser o maior estado em extensão territorial, apenas 20% do Alasca é acessível por estradas.
São pouco de 22 mil km de estradas públicas espalhadas pelo estado, sendo que a maioria cruza parques nacionais, florestas e montanhas. Na maioria das vezes, são estradas pelas quais o motorista percorre quilômetros sem cruzar com outro veículo, encontrar um posto de combustível ou uma cidade. A maioria dessas estradas tem duas faixas estreitas e sem acostamentos. Ou seja, são estradas que requerem do motorista muita atenção.
A cadeia de abastecimento do Alasca exige uma logística única para distribuição. Em alguns casos são utilizados barcos e hidroaviões para viajar até as vilas remotas espalhadas pelo estado. No caso de caminhões, ela exige que os motoristas transportem por longas distâncias em estradas pavimentadas, não pavimentadas e com gelo.
A maioria dos alimentos, como produtos agrícolas, são transportados diariamente pelo Canadá ou transportados de avião para o Alasca. Como são perecíveis, a distribuição imediata é necessária. Outros itens, como madeira, móveis e alimentos de longa duração, podem chegar através de navios ou trens. Uma vez no Alasca, a carga é distribuída por caminhoneiros quando soluções logísticas adicionais não são necessárias.
Além da solidão da estrada, dirigir caminhões no Alasca traz desafios únicos que exigem experiência e profissionalismo. São três características que dificultam o trabalho dos caminhoneiros por lá:
- A luz do dia dura muito mais, sendo que no verão alguns dias chegam a ter luz solar nas suas 24 horas. Isso significa que é fácil perder a noção do tempo e dirigir por mais tempo que o habitual e que o corpo aguenta. E como não há paradas adequadas em todos os lugares, as viagens precisam ser bem planejadas.
- O clima da região ártica é comumente composto por chuva, gelo e neve que ocorrem sem aviso e podem pegar os motoristas de surpresa. Um motorista de caminhão no Alasca deve estar atento e preparado para ficar em áreas isoladas sem serviço de celular ou internet por vários dias. Por isso, devem estar sempre preparados com comida extra, água e equipamentos para o frio.
- Sua linda paisagem é abrigo de vários animais selvagens, incluindo animais de grande porte que são ameaças para o ser humano. Essa região está repleta de ursos, lobos, alces, bois almiscarados, entre outros. O perigo está porque estes animais muitas vezes estão camuflados na vegetação e atravessam as estradas enquanto pastam.
Apesar de tudo, viajar pelo Alasca é interessante até para turistas e viajantes intercontinentais que se aventuram pelas estradas geladas e inóspitas do estado. Uma delas é a Dalton Highway, uma rodovia que liga a cidade de Fairbanks a Prudhoe Bay, que tem cerca de 700 km, sendo apenas 30% pavimentado.
Outra é ainda mais famosa, a Alaska Highway é o começo do que seria a rodovia Pan-americana, ligando o continente americano em seus extremos: Alasca nos Estados Unidos e Terra do Fogo na Argentina. Ela é a maior estrada do estado, com mais de 2200 km e foi construída durante a Segunda Guerra Mundial, sendo uma rodovia que liga o Estados Unidos continental ao Alasca, cortando o oeste do Canadá.
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