Quando se fala de caminhões gigantes trabalhando no deserto, é comum associarmos o Kenworth 963, um dos principais e mais famosos dessa categoria. Mas sem dúvidas um dos mais impressionantes é o MZKT-Volat com impressionantes 13 metros de comprimento e 3,7 de altura!
A MZKT é uma montadora que surgiu em 1954 na Bielorrúsia, mais precisamente na capital Minsk e sua especialidade sempre foi a produção de veículos militares, sendo até hoje uma das principais a fornecer caminhões militares para os exércitos da região, incluindo a Rússia (e anteriormente URSS – União Soviética).
Na época da URSS, a MZKT era uma empresa do Grupo MAZ e o principal fornecedor de veículos especiais do Exército Soviético. Como mencionado, os veículos com aplicações militares continuam sendo uma das principais atividades da MZKT, mas ela precisou diversificar seus produtos após a dissolução da URSS para encontrar novos mercados. Mas claro, sempre com foco em veículo extrapesados e preferencialmente fora de estrada.
Um desses veículos é o MZKT-790976, nomenclatura técnica de um gigante caminhão construído para operações petrolíferas no deserto árabe. Com tração 8X8 ele tem capacidade de carga útil de 45 toneladas na carroceria, mas também é equipado com quinta roda para rebocar até 154 toneladas. Os pneus desse monstro é 26.5R25 e o motor um Caterpillar C15 de 550 cv combinado com transmissão automática Allison de seis velocidades.
Desse modelo derivou caminhões propriamente militares, como o porta-tanques MZKT-790860, com tração 12X12 e capacidade de carga de 55 toneladas. Foi desenvolvido para o exército do Oriente Médio e é movido por um V8 Deutz 720 que o fazia a chegar até a 75 km/h.
Relacionado
FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com