Conheça os caminhões da Hayes Trucks e seu uso em serviços extra pesados

O Canadá possui uma atividade florestal bastante desenvolvida, sendo a silvicultura uma das principais atividades primárias do país. E não é de hoje, há muitos anos a extração de madeira é realizada nas montanhas canadenses, inóspitas e geladas, desafiando pessoas e veículos que trabalham nessa atividade por lá.

Já mostramos aqui alguns caminhões fora do comum operando no Canadá, como o imenso Mark V da Butler Brothers e também o transporte de uma árvore de 70 metros realizados por dois caminhões Hayes ao mesmo tempo. A verdade é que os canadenses podem se orgulhar de suas invenções no ramo florestal, pois sua fama ultrapassou fronteiras e chegou ao resto do mundo. É o caso do artigo de hoje, em que contamos um pouco dos caminhões Hayes exportados para a Europa.

A Hayes Manufacturing Company foi fundada em Vancouver em 1920 por Douglas Hayes e seu sócio W. Anderson, que decidiram construir caminhões destinadas ao trabalho severo da indústria florestal canadense. Ao longo das décadas de 1930 e 1940 a Hayes produziu diversos caminhões dedicados à exploração madeireira, apesar que não eram os únicos produtos da montadora, já que ela também produziu ônibus e caminhões para transporte de longa distância.

No então foram os caminhões parrudos dedicados ao serviço florestal que a marca ficou conhecida. Na década de 1950 a Hayes lançou a linha de modelos HDX (Extra Heavy Duty) e sua variante ainda maior e mais pesada conhecida como WHDX (Wide Extra Heavy Duty). Eram tratores pesados ​​destinados ao transporte de madeira e cargas superdimensionadas.

Hayes HDX fotografado em 2008 em Vancouver (Canadá)

A Hayes foi uma empresa 100% canadense, mas que produzia apenas 40 a 50 caminhões por ano. Em 1968 foi adquirida pela Mack, passando a se chamar apenas “Hayes Trucks” e sua produção chegou a ser dez vezes maior. Sob o controle da Mack ficou até 1975 quando foi vendida para a Paccar, que encerrou a marca Hayes, após 55 anos de história.

A fama da Hayes se expandiu e chegou aos transportadores europeus. Mas o interesse para eles era o de utilizar os caminhões em transporte de cargas superdimensionadas, rebocando linhas de eixos. O modelo WHDX foi exportado em 1975, sob encomenda da empresa espanhola Arbegui. Os exemplares foram equipados com motor Cummins VTA-1720-C-700 com 700 cv, transmissão automática de 9 marchas e eixo de tração da Clark.

Hayes WHDX 6X6 em uma linha de eixo com MAN 50-640 8X8, transportando um transformador de 242 toneladas

Na frota da Arbegui, os caminhões Hayes eram o último recurso em transporte, destinados a enfrentar tarefas extremas: um deles foi o transporte de um navio de 340 toneladas. O peso de todo o conjunto chegava a 580 toneladas, e o comboio levou um total de três dias para percorrer o percurso de 57 km. Os caminhões ainda fazem parte da transportadora, caso surjam transportes realmente difíceis de se executar, provando a durabilidade e confiança dos caminhões Hayes há quase 50 anos.

Curiosidade: além de operar a empresa de caminhões, o filho do fundador, Donald Hayes, continuou e expandiu as operações madeireiras da família, estabelecendo a Hayes Forest Services Limited em 1956. Em 2006, Donald P. Hayes, presidente e neto do fundador, recebeu um prêmio como uma das 50 empresas mais bem administradas do Canadá.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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