Benefício é válido para veículos de passeio com tags em pistas automáticas nas seis praças administradas pela EPR Vias do Café
A concessionária EPR Vias do Café, responsável pela administração de 432,8 quilômetros, entre São Sebastião do Paraíso (MG) e Três Corações (MG), esclarece sobre o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), benefício a ser oferecido aos usuários e que está previsto no Contrato de Concessão assinado com a SEINFRA (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade) em agosto de 2023.
De acordo com a concessionária, o programa prevê descontos progressivos no valor da tarifa com percentuais diferentes e vantajosos para cada praça. Para ter acesso ao benefício, é necessário que o veículo de passeio esteja equipado com a tag de passagem automática.
O que é a TAG?
A tag de pedágio é um equipamento fixado no para-brisa dos veículos, que faz a comunicação – via radiofrequência – com as antenas instaladas nas cabines automáticas das praças de pedágio.
Com isso, a passagem do veículo é feita de forma automática sem ter que parar nas cabines.
Como o desconto funciona?
O Desconto para Usuários Frequentes (DUF), será oferecido assim que a concessionária iniciar a cobrança de tarifa (sem data definida) e serão válidos para todos os usuários frequentes que utilizam veículos de passeio, que possuem dois eixos.
Os descontos progressivos são contabilizados a partir da segunda passagem pela mesma praça, no mesmo sentido, dentro do mesmo mês, e são distintos em cada uma das praças, porém bastantes vantajosos.
A redução progressiva do DUF ocorre até a trigésima passagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na passagem anterior, até atingir a tarifa mínima determinada para aquela Praça de Pedágio, dentro do mesmo mês de calendário.
Ao atingir a 30ª passagem no mês, a tarifa mínima será cobrada em todas as passagens adicionais até o final do respectivo mês.
“O DUF é uma metodologia prevista em contrato que vai beneficiar os motoristas que utilizam regularmente a rodovia, proporcionando-lhes descontos progressivos significativos e praticidade nas transações ao passar pelas vias automáticas. Um estudante por exemplo, que passe pela praça de Três Corações 22 vezes no mês, pagará a média de R$5,09 pela passagem no mesmo sentido, considerando o valor estipulado no edital”, explica João Toledo, gerente de Operações da EPR Vias do Café.
É importante deixar claro que para o usuário obter o desconto, ele deverá adquirir uma tag – de operadoras credenciadas – e instalar em seu veículo.
Com a tag instalada, todos os registros de passagem serão computados e, consequentemente, os descontos serão processados automaticamente e aplicados quando do pagamento da fatura enviada pela operadora do tag.
O reajuste da tarifa básica de pedágio ocorrerá na data de início da cobrança do pedágio e a tarifa será reajustada conforme IPCA.
Pedágios
De acordo com o edital, está prevista a instalação de seis praças de pedágio nas seguintes rodovias:
BR-265 – Nepomuceno
BR-265 – Boa Esperança
BR-146 – Muzambinho
CMG-491 – Monte Santo de Minas
CMG-491 – Alfenas
CMG-491 – Três Corações
Trecho da EPR Vias do Café
MG-167 – Entre o km 0, em Santana da Vargem, no cruzamento com a BR-265, e o km 43+800, no cruzamento com a CMG-491, em Varginha;
BR-265 – Entre os km 338+400, no cruzamento com a Fernão Dias (BR-381), em Lavras, e 403, no cruzamento com a LMG-863, em Boa Esperança;
LMG-863 – Entre os km 0 e 5, no cruzamento com a BR-265, em Boa Esperança;
CMG-491 – Entre os km 4+650, no cruzamento com a CMG-265, em São Sebastião do Paraíso, e 81+050, no cruzamento com a BR-146 (A)/MG-450, em Guaxupé. Reinicia no km 108+250, no cruzamento com a BR-146 (B), em Muzambinho, e se estende até o km 259+950, no cruzamento com a Fernão Dias (BR-381), em Três Corações;
BR-146 – Entre os km 505+300, no cruzamento com a CMG-491, em Guaxupé, e 532+500, no cruzamento com a CMG-491, em Muzambinho;
CMG-369 – Entre os km 124+400, no cruzamento com a BR-265, em Boa Esperança, e 188+500, no cruzamento com a CMG-491, em Alfenas.