Dois caminhões Actros transportaram o avião mais rápido do mundo

O Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim na Alemanha tem em seu precioso acervo uma unidade do avião comercial supersônico Concorde, que pertencera à Air France e que em 2003 fez uma viagem da França até o museu para compor os atrativos. O transporte desse impressionante avião foi realizado em parte por via aquática e parte por via terrestre. Na última etapa do percurso, ele foi transportado por 40 km de vias públicas em uma operação que levou 7h de duração.

Para essa operação especial a empresa Kubler Spedition, que atua no transporte de cargas superdimensionadas, foi contratada. Ela utilizou dois caminhões Mercedes-Benz Actros 4157 8X4 com 570 cv, que foram acoplados em um reboque especial tipo linha de eixos da Scheuerle.

Alguns elementos do Concorde foram removidos para facilitar o transporte, mas mesmo assim a largura da carga era de 14,5 metros. Isso era um problema para passar por alguns obstáculos, e por isso um sistema hidráulico da carreta permitia uma inclinação controlada para que o conjunto passasse por curvas e cercas sem enroscar. Contudo, em julho de 2003 ele chegou são e salvo à Sinsheim, fazendo parte do museu e sendo uma estrela do acervo.

Curiosidade: em setembro de 1976, esse mesmo avião deu uma volta ao mundo em 38 horas 13 minutos, totalizando 47.572 km. O Concorde tem 62,13 m de comprimento, envergadura de 25,56 m e altura de 12,22 m. O peso de decolagem é de 185 toneladas, a reserva de combustível é de 120 toneladas e a capacidade de passageiros é de 100 pessoas. Sua altitude era de 16 km, mas o principal era sua velocidade de Mach 2,02: 2.158 km/h.

Sobre o Museu de Sinsheim

O Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim (em alemão: Auto- und Technik Museum Sinsheim) é um museu localizado na cidade de mesmo nome, Sinsheim, Alemanha. Foi aberto ao público em 1981 e possui atualmente mais de três mil objetos em exposição, em uma área de mais de 50 mil m² entre galpões, hangares e espaços ao ar livre. Recebe mais de um milhão de visitantes por ano, e é aberto todos os dias do ano. Abriga alguns dos maiores aviões já fabricados, como o Concorde desse artigo, sendo que é permitido entrar em alguns deles.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA