Empresa transforma lonas de caminhão em murais de conscientização

Imagem de Ghelere Transportes / Divulgação

Das cores e ritmos do carnaval até a riqueza das manifestações culturais locais, a arte é uma parte essencial da identidade nacional. A diversidade artística do país reflete a característica do brasileiro, disposto a explorar novas formas de expressão e engajamento. Contudo, a importância da arte vai além do entretenimento.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, organizado a partir de mais de 900 estudos globais, mostrou que o contato com diferentes formas de arte, como música e artes visuais, pode reduzir o estresse, melhorar a concentração e prevenir transtornos mentais, como a depressão. O relatório também apontou que a arte auxilia no controle emocional, especialmente durante momentos desafiadores, fortalecendo habilidades cognitivas, emocionais e sociais.

Pensando nisso, a Ghelere Transportes, com mais de quatro décadas de atuação no setor de cargas e logística, decidiu promover o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma criativa. Aproveitando a influência cultural da arte, a empresa reinterpretou obras-primas como a “Mona Lisa” de Da Vinci e “O Grito” de Munch para destacar a importância dos EPIs.

Joyce Filus, Chief Learning Officer da transportadora, afirma que essa abordagem busca reforçar o compromisso com a segurança interna e elevar os padrões de proteção em toda a indústria. “Nosso objetivo é usar a arte para transformar a percepção sobre a segurança no trabalho, provocando uma mudança positiva e duradoura. Além de destacar a importância dos EPIs, essa é uma forma poderosa de reforçar nossa mensagem e promover um ambiente de trabalho mais seguro,” completa Filus.

A escolha dessas pinturas foi estratégica, sendo selecionadas por sua popularidade e impacto cultural, permitindo o destaque dos EPIs essenciais, de uma forma visualmente marcante e divertida. “Estamos sempre buscando novas formas de comunicar a importância da segurança de maneira eficaz e memorável”, destaca Joyce.

“Ao integrar a arte em nossa campanha, queremos não apenas educar, mas também inspirar e engajar nossos profissionais e a comunidade,” afirma Filus. Foi assim que obras clássicas como “A Criação de Adão” de Michelangelo e “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ganharam capacetes, coletes refletivos, protetores auriculares, óculos, e outros – adaptados pela designer de Cascavel, Bruna Tonial.

A capacitação quanto ao uso de EPIs é constante na empresa, que promove iniciativas relacionadas ao assunto desde o primeiro dia de seus colaboradores, além de treinamentos, palestras e outros materiais de conscientização. Comprovando a eficácia das medidas adotadas, a transportadora registrou uma média de apenas três acidentes anuais em mais de 60 mil viagens.

Com isso, a Ghelere Transportes demonstra que a criatividade e segurança podem caminhar lado a lado. “Sabemos que a intervenção artística é apenas um reforço quanto ao uso de EPIs. A segurança e o bem-estar de nossos colaboradores são uns dos pilares do nosso negócio,” finaliza Joyce.

Fonte e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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