A década de 1980 foi um período de grande desenvolvimento econômico para o Japão, e logicamente esse crescimento também refletiu no setor automotivo. Não só produtos relacionados a tecnologia e eletrônica saíram do papel, mas também vários veículos foram criados, projetados e estudados nesse período, incluindo também caminhões.
Um deles foi o Nissan Diesel ATP III Concept, um caminhão conceito que parecia ter saído dos filmes de ficção científica da época. Ele foi apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio em 1987
Esse foi o terceiro caminhão projetado em um programa para o desenvolvimento de caminhões da Nissan, chamado de ATP (Advanced Truck Projects). Tratava-se de um veículo para operações urbanas, com PBT de 7,5 toneladas. Yusuke Kitajima foi o projetista do ATP III e sua ideia foi desenhar um caminhão que tivesse a linha da cabine combinada com a carroceria, um design moderno e aerodinâmico.
Além da linha que fluía entre cabine e carroceria, também foram desenhados saias laterais, para-choque rebaixado, cabine com maior área envidraçada e calotas para rodas. O interior conseguia ser ainda mais impressionante, pois parecia a cabine de uma nave. Dezenas de comandos foram desenvolvidos, além de acessórios inusitados como telefone a bordo.
O volante contava com comandos multifuncionais e um deles era a ativação da direção em duas ou quatro rodas (2WA ou 4WS). Sim, ele tinha a capacidade de ativar um sistema de esterçamento no eixo traseiro para facilitar a condução e manobra. Esse sistema é conhecido por ‘HICAS” e foi aplicado em carros esportivos da marca.
Ele ainda contava com um comando chamado “4WS Crab” que acionava as rodas traseiras para girar no mesmo sentido das dianteiras. Isso fazia o caminhão andar em diagonal, como um “caranguejo”, sendo ainda um sistema bastante raro em caminhões.
Outra característica bastante interessante é que a carroceria contava com um piso especial, composto por várias placas móveis com acionamento hidráulico. Esse sistema possibilitava a movimentação e descarga das mercadorias sem acessar o interior, em uma espécie de descarga automática. Além disso, o sistema identificava a mercadoria através da leitura de códigos de barras, possibilitando uma organização automática da carga.
Como esperado, o ATP III nunca foi produzido em massa, ficando somente como um conceito da Nissan Diesel. Contudo, foi um laboratório bastante importante para a empresa no desenvolvimento e criação de novos produtos e equipamentos ao longo dos anos.
Veja mais fotos, além de desenhos referente ao projeto ATP abaixo:
Relacionado
FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com