A utilização de caminhões cada vez maiores para o transporte de cargas tem sido amplamente discutida em muitos países do mundo. Usando um cavalo mecânico para o transporte de duas carretas, ganha-se em carga transportada, reduz-se a emissão de poluentes e são necessários menos motoristas.
Por isso, a França é mais um país europeu a autorizar a circulação desses veículos, limitando os veículos pela carga transportada. De acordo com o decreto n.º 2022-1045, publicado pelo governo do país no final de julho, os veículos poderão transportar até 46 toneladas de carga líquida.
Os testes serão realizados por todo o país, com supervisão do governo, por 18 meses. Será criada uma comissão estatal para analisar o uso desses caminhões maiores, e seu impacto ao final da experiência.
“O relatório avalia as condições em que o experimento foi realizado e seus possíveis limites, menciona o número de operações de transporte realizadas durante o experimento e, se for o caso, as dificuldades encontradas pelos transportadores e pelos gestores rodoviários, bem como apenas propostas destinadas a remediá-las”, destaca o texto.
Além disso, haverá uma avaliação ampla do impacto dos veículos, mais pesados, sobre as rodovias, pontes, viadutos e outras obras, especialmente para não haver impactos negativos na segurança no trânsito.
Outro monitoramento será na relação entre a carga transportada e a emissão de poluentes, para saber se realmente existirão ganhos nesse ponto.
Além da França, Espanha e Bélgica também já utilizam carretas com mais de 5 eixos em diversas operações, ainda em testes, para se saber os ganhos desses veículos em relação às carretas convencionais.