Governo Federal promete realizar maior auxílio da história do Brasil

A Receita Federal inicia nesta sexta-feira (23), às 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 — o maior da história do país em valor total e número de contemplados. Serão R$ 11 bilhões pagos a 6.257.108 contribuintes, todos com prioridade legal ou técnica no reembolso. O pagamento será efetuado no dia 30 de maio, diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores. Segundo a Receita, aproximadamente 27,7 milhões de brasileiros terão direito à restituição este ano — cerca de 60% dos declarantes.

A medida chega em um momento de alta expectativa econômica e reforça a importância da antecipação e correção nas declarações para garantir prioridade no recebimento. Além disso, sinaliza o avanço da digitalização dos serviços públicos, com estímulo ao uso do Pix e da declaração pré-preenchida.

Entre os que receberão no primeiro lote, destacam-se:

  • 240.081 contribuintes com 80 anos ou mais;
  • 2.346.445 com idade entre 60 e 79 anos;
  • 199.338 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 1.096.168 cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 2.375.076 que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por restituição via Pix.

Apesar de não estarem contemplados na legislação como prioritários, os contribuintes que usaram a pré-preenchida e informaram Pix ganharam vantagem extra este ano, como forma de incentivo à adesão tecnológica.

Consulta e resgate: como verificar e o que fazer se não receber

Para saber se está no primeiro lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda e, depois, em Consultar a Restituição. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita em smartphones e tablets.

Caso o nome não apareça na lista, é possível verificar pendências no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Se for identificado algum erro, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Se o valor da restituição não for creditado por motivo de conta desativada, ele ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, é possível reagendar o depósito pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Fonte: Clica Aquí No diariodocomercio.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *