Mercedes-Benz amplia linha Arocs no lançamento da nova linha Euro 6

Há um ano a Mercedes-Benz apresentou no Brasil seu caminhão mais bruto, desenvolvido para operações superpesadas fora de estrada, o Arocs, que chegou em versão exclusiva basculante 8×4. O modelo recebeu a nomenclatura 4851 K 8×4.

Custando cerca de R$ 1,3 milhão, o caminhão era o único de sua família até o último dia 19, quando a montadora apresentou sua nova linha de caminhões Euro 6, trazendo três novas versões do modelo, sempre com tração 6×4.

Os novos Arocs 3351, 4151 e 3353 poderão ser comprados pelos clientes como Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico, trazendo os mesmo níveis de força, robustez e produtividade do irmão mais velho.

“Com os novos modelos 6×4, nosso portfólio Arocs passa a oferecer soluções para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e agora também do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira. O Arocs chega com motores que atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, além de oferecer mais eficiência no transporte, com economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

As novas versões são indicadas para operações severas, especialmente fora de estrada, e são equipadas com o motor OM 460 LA de 495 cv de potência e 2.400 Nm de torque, ou o OM 471 LA de 530 cv e 2.600 Nm, para o Arocs 3353 6×4.

A partir de agora, os caminhões são equipados com a nova tecnologia tecnologia BlueTec 6 para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6), uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva).

Aliada aos motores, está a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced, com novo comando de embreagem, novo módulo eletrônico de maior capacidade, que aumenta a eficiência do trem de força. De acordo com a Mercedes-Benz, essa combinação acelera o acoplamento da embreagem em 40%, o que garante trocas de marcha mais rápidas.

Por fora, o caminhão pode receber, como opcional, faróis em LED, que são mais eficientes e mais duráveis para essas aplicações off-road, o que evita que o caminhão precise fazer paradas não programadas para manutenção.

Dentro da cabine, o caminhoneiro vai contar com dois airbags, oferecidos como opcionais a partir do segundo semestre de 2023 e também com sistema ESC (Programa de Controle de Estabilidade), que proporciona mais segurança nas manobras em curvas acentuadas e em terrenos irregulares.

O caminhoneiro também vai contar com novos bancos, pneumáticos, que são mais ergonômicos e possuem 11 possibilidades de regulagens para o motorista, com disponibilidades de 2 apoios de braços com regulagens de altura e o cinto de segurança integrado ao banco também com regulagem de altura.

A cabina do Arocs, por sua vez, que já é a nova referência em conforto e praticidade para os motoristas que trabalham em condições extremas, ganhará uma nova versão leito no segundo semestre de 2023. Com ainda mais espaço, porta objetos e facilidade de limpeza, ela é indicada para operações de cana ou madeira.

Por Blog do Caminhoneiro – Ler artigo original

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