Oshkosh U-30, um misto de caminhão e trator utilizado em aeroportos

Um caminhão ou um trator? Um pouco dos dois, na verdade. Esse é o Oshkosh U-30, um veículo rebocador de aviões projetado pela Oshkosh e produzido entre os anos de 1960 e 1970.

A Oshkosh, para quem desconhece, é uma fabricante de caminhões para usos especiais sediada em Oshkosh, Wisconsin, Estados Unidos. Desde 1917 produz caminhões para uso em aeroportos, combate a incêndios, indústrias e forças armadas. Aqui no Brasil temos alguns exemplares para uso em reboque de linha de eixo. Alguns acabam sendo “civilizados” após anos de operação especial.

O U-30 foi projetado para rebocar e manobrar aviões, mas não qualquer um: ele foi destinado aos maiores e mais pesados aviões da época. Ele foi resultado de uma encomenda da Força Aérea dos EUA em 1968 para utilizar com os recém chegados Lockheed C-5 Galaxy, aviões militares de carga com capacidade de até 130 toneladas (e mais 150 toneladas de combustível). Por isso, o caminhão que iria rebocá-lo precisava ser robusto e potente.

Pesando cerca de 32 toneladas, o U-30 era equipado com um motor Caterpillar Turbo Diesel D346TA, bastante comum em embarcações e geradores. Tinha tração nas quatro rodas, pneus 1800X25 e os dois eixos eram direcionais. O câmbio automático possui cinco velocidades e a capacidade de reboque é de 340 toneladas. O exemplar das fotos estava à venda recentemente por 10.500 dólares, ou cerca de 52 mil reais em conversão direta.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA