A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (26) Ronaildo da Silva Fernandes, quinto suspeito de ajudar na fuga dos detentos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) no dia 14 de fevereiro.
Ronaildo, dono de um sítio em Baraúna, na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, teria recebido R$ 5 mil para abrigar os fugitivos por oito dias. Ele chegou a procurar a polícia e dizer que foi coagido a manter os fugitivos na chácara, alegando que sua família foi rendida pelos criminosos enquanto dormia.
No entanto, a investigação da Polícia Federal encontrou contradições no depoimento de Ronaildo, levando à sua prisão.
As buscas pelos detentos continuam e a PF monitora outros moradores da região que possam ter dado suporte aos fugitivos. A suspeita é que a dupla ainda esteja nas proximidades do presídio de segurança máxima.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, durante evento na embaixada da Alemanha em Brasília, confirmou a nova prisão e reforçou a atuação das forças policiais na região.
“As informação que nós temos é que esses dois fugitivos ainda estão na região. Já tivemos quatro prisões, e, hoje, tivemos mais uma prisão, mediante mandado judicial, de um colaborador com esses fugitivos”, disse Lewandowski.
As buscas por Rogério Mendonça e Deibson Nascimento entraram no 13º dia nesta segunda-feira.