Por que o design de caminhões envolve mais do que apenas boa aparência

O design de uma cabine é o que chama nossa atenção por primeiro, seja de forma positiva ou negativa. Em muitas vezes, não gostamos de alguns detalhes e temos aversão quando mudanças significativas ocorrem em caminhões que estamos acostumados. A verdade é que o design não é apenas uma combinação entre estética e funcionalidade, mas visa também melhorar o desempenho e eficiência do veículo, atualmente principalmente na diminuição de gases soltos no ar e redução no consumo de combustível. Ou seja, não é apenas para bonito.

É claro que para a maioria das grandes transportadoras operar uma grande frota que ofereça economia em qualquer sentido é muito mais vantajoso e estética acaba ficando de lado. Isso porque a resistência aerodinâmica tem grande responsabilidade no consumo de combustível em caminhões que operam longos trajetos. Por esse motivo, um dos primeiros passos que um projetista de caminhão dá ao desenvolver um novo veículo é considerar a aerodinâmica.

“Como designers, obviamente queremos entregar aos nossos clientes caminhões com bom aspecto, mas também temos de satisfazer os seus outros requisitos – como o consumo de combustível e a eficiência energética”, afirma Berk Keskin, Chefe de Design Exterior da Volvo Trucks. “Às vezes, isso pode nos limitar, mas nosso papel é resolver esses desafios e, ao mesmo tempo, criar um caminhão que seja visualmente atraente.”

À medida que a importância da aerodinâmica cresceu, os caminhões adotaram cantos cada vez mais arredondados, superfícies mais lisas e menos espaços na frente da cabine. Para maximizar a aerodinâmica de um veículo, spoilers, defletores, painéis laterais, teto e carenagens laterais tornaram-se cada vez mais importantes nos projetos de caminhões modernos. Isso também vale para o estilo americano de construir caminhões, que tem adotado linhas arredondadas e detalhes que melhoram a aerodinâmica sem perder a essência dos clássicos.

“O objetivo geral é ajudar o ar preso na frente da cabine a escapar e fluir pelas laterais do caminhão. Como designers, trabalhamos no sentido de remover ou reduzir quaisquer características externas que perturbem este fluxo de ar, tais como lacunas, inserções ou características salientes, como espelhos laterais. Os sistemas de câmeras para substituir os espelhos laterais são um grande avanço, pois reduz a resistência do ar”, diz Berk.

Outras inovações recentes incluem extensões de cortina de ar e sistemas difusores na parte traseira do reboque, que ajudam a moldar o fluxo de ar que sai da parte traseira do veículo. De acordo com Berk, melhorar a aerodinâmica é um processo contínuo, pois novas tecnologias vão possibilitando novas oportunidades. Uma melhoria potencial são as tampas das rodas, que eliminam as lacunas ao redor da roda, mas por outro lado a necessidade de refrigeração impede que este conceito seja concretizado.

“De uma perspectiva puramente aerodinâmica, o design ideal para um caminhão seria em forma de lágrima ou gota (completamente redondo na frente, com uma traseira longa e pontiaguda), mas ainda é impossível algo assim”, diz Berk.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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