Red Pearl é um Scania bicudo conversível de 1000 cv – uma joia sobre rodas

Red Pearl é o nome de um caminhão bastante diferente e que faz muito sucesso desde sua criação. Isso porque ele é um Scania T conversível, e se não bastasse, equipado com um motor V8 de 1000 cavalos de potência! Por isso motivo, na grade frontal temos o emblema R999 V8.

A primeira versão do Red Pearl, com grade e para-brisa cinza e sem paralamas no eixo traseiro

Criado pela empresa Svempas, uma preparadora especializada em customização de caminhões Scania, o Red Pearl foi baseado em um dos primeiros exemplares do T500, na verdade em um dos carros de testes da Scania, que viraria sucata e foi salvo pela preparadora. Essa negociação só foi possível graças ao bom relacionamento entre a Svempas e a montadora sueca.

A cabeça por trás da Svempas e responsável pelas criações da empresa é Sven-Erik, que não mediu criatividade para construir o Red Pearl, que tinha por base um caminhão já impressionante. A ideia principal era criar um caminhão conversível e essa modificação aconteceu entre os anos 2005 e 2006 pela empresa Laxå, que atualmente é do grupo Scania para cabines modificadas.

O para-brisa foi criado do zero e o interior, apesar de manter muita coisa original da série T, recebeu detalhes em fibra de carbono e acrílico. O chassi foi refeito e a suspensão recebeu bolsas de ar, que permitem subir ou abaixar, além de perder a quinta roda, já que não seria mais necessário.

O motor V8 de 16 litros foi refeito e de 500 cv foi para 1000, capaz de levar o Red Pearl de 0 a 100 km/h em cinco segundos. Ele trabalha em conjunto com um sistema de transmissão Allison. A velocidade máxima é de 210 km/h. A pintura custou cerca de 20 mil dólares e o número 39 na lateral é uma alusão ao ano de 1939, nascimento de Sven-Erik.

O caminhão levou cerca de 3 mil horas para ficar pronto e ele recebe atualizações constantemente. Recentemente a grade prata foi substituída por uma preta, por exemplo. Outro detalhe é um aerofólio adicionado posteriormente.

O Red Pearl é sempre visto em eventos e exposições, ao lado de outras criações da Svempas, como o Frostfire e Chimera. Curiosamente, em 2021 a Scania comprou os direitos do nome “Svempas”, pois de acordo com a montadora, a parceria entre as empresas trouxe bons resultados para ambas, através das séries limitadas criadas pela Svempas para a Scania: “Valorizamos muito o nome Svempas. A Scania, conforme comunicado anteriormente, entrou em uma grande transformação em todos os produtos, de combustível fóssil a eletrificado e renovável, e em nossas formas de trabalhar. Ter os direitos sobre o nome e, com isso, ser capaz de administrar a marca registrada exclusiva da Svempas junto com nossa própria marca, garante que essa cooperação se junte à nossa transformação”, disse Anders Williamsson, Gerente de Operações Industriais da Scania.

Miniatura Tekno em escala 1/50

Vale mencionar que o Red Pearl é um caminhão único no mundo. Ele também teve uma versão muito bonita e detalhada em miniatura fabricado pela Tekno em escala 1/50.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA