Um Scania R730 pertencente a empresa holandesa Kiwa KOAC recebeu um acessório bastante curioso na cabine: uma extensão do teto foi criada, projetando para a frente como se fosse a aba de um boné. E apesar de parecer estranho, ele tem uma funcionalidade bastante importante para a empresa. Isso porque a Kiwa é uma empresa de engenharia e que utiliza caminhões para medição e monitoramento de estradas. Nesse caso, a cobertura serve para abrigar as câmeras e sensores que são instalados na frente do caminhão que em movimento detectam imperfeições na via e registra informações sobre o estado do asfalto.
A modificação sob a responsabilidade da Vlastuin, a famosa customizadora alemã responsável pela criação de vários modelos Scania e Volvo modernos em versões bicudas, além de personalizações bastante exclusivas. De acordo com a Vlastuin, a ideia era criar um espaço adequado, organizado e coerente para instalar os equipamentos de monitoramento. E para isso, o teto foi alongado utilizando uma parte de outro caminhão, que foi reforçado para suportar o vento, além de estar respeitando o regulamento referente às dimensões.
A verdade é que além disso, essa extensão do teto Highline funciona mesmo como a aba de um boné, protegendo o para-brisa do sol.
Sobre o monitoramento
O sistema de monitoramento utilizado pela Kiwa se chama SKM e registra informações como a uniformidade do asfalto, profundidade dos sulcos de escoamento de água, elevação e inclinação da pista, a existência de rachaduras, desgaste da pista, além de outras imperfeições. O sistema utiliza câmeras e lasers que combinados com o GPS fornecem uma avalição completa da infraestrutura.
Relacionado
FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com