Esse curioso caminhão tem origem na Itália. Trata-se de um exemplar único, construído para ser um rebocador de cargas excedentes. O que mais chama atenção é, sem dúvidas, a cabine alta com diversas janelas. Mas infelizmente não temos muitas informações acerca do projeto e qual era o objetivo do caminhão ser assim.
De acordo com a inscrição na janela inferior dianteira, a empresa sérvia Energoprojekt tem participação nesse caminhão. Ela é uma gigante que atua nos ramos de energia, arquitetura, infraestrutura, meio ambiente e tecnologias de informação. Contudo, a construção ficou sob responsabilidade da Cometto, empresa especializada em veículos e produtos destinados ao transporte pesado (atualmente ela faz parte do grupo Faymonville).
O caminhão, sem nome definido, era movido por um motor diesel Deutz refrigerado a ar, com potência de 350 cv, acoplado a uma caixa de transmissão de quatro velocidades e tração 6X6. Já que o destino dele era puxar ou empurrar comboios com linhas de eixo, a carroceria foi construída para comportar um lastro.
Mas o mais curioso é sem dúvida a cabine, totalmente envidraçada e disposta acima do motor, permitindo um piso plano sem que o mesmo invadisse o espaço interno. Se a visibilidade era boa, o acesso à cabine não ficou muito fácil. Uma curiosidade é que ele tinha direção no lado direito, diferente da utilizada normalmente na Itália. Digo normalmente, porque na época os caminhões utilizavam direção do lado direito e os carros do lado esquerdo.
Relacionado
FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com