Um Scania único – conheça esse Longline construído na década de 1950

As cabines estendidas da Scania, popularmente chamadas de “Longline” são desejadas por muitos transportadores europeus. Geralmente as cabines, frontais ou bicudas, são aumentadas em aproximadamente um metro a fim de acomodar sofá, cozinha, banheiro e cama maior. Mas o artigo da vez não é sobre longlines construídos em modelos com cabine R ou T, mas sim para mostrar um longline construído em um Scania Vabis dos anos 1950!

Essa história é de meados da década de 1950, quando uma transportadora sueca especializada no transporte de flores, chamada Hansons Blommor, não estava satisfeita com a cama muito estreita que equipava o Scania Vabis 71. Apesar do sucesso que o modelo vinha fazendo, essa característica não agradou a empresa que decidiu enviar seu caminhão para a empresa alemã Kässbohrer, especialista e modificação de carrocerias.

E assim surgiu um caminhão único, capaz de superar modelos do mercado atual. A Kässbohrer retirou a cabine original e criaram um design frontal totalmente novo, além de estender a mesma em vários centímetros. A estrutura veio dos ônibus que a empresa fabricava. Como resultado, o banco do motorista ficou sobre o eixo dianteiro e enorme espaço para dormir foi criado na parte traseira.

E dentro dele foram instalados diversos elementos de conforto e luxo que hoje somos acostumados a ver nos enormes sleepers americanos: mesa com quatro poltronas rebatíveis que se transformam em uma cama de casal, pequena cozinha, lavatório e vaso sanitário.

O cavalo mecânico era acoplado em um semirreboque tipo furgão e o conjunto ficou enorme para os padrões da época. Apesar de estar dentro das leis suecas, em outros países ele não podia trafegar por excedia os limites. E por isso sua vida útil não foi muito longa. Posteriormente, o caminhão foi reconstruído e o dormitório transformado em um grande baú para carga, deixando de ser um caminhão trator. Não muito tempo depois a própria Hansons Blommor faliu e o caminhão foi vendido. Ficou nas mãos da transportadora estatal sueca ASG (que já apareceu aqui em um artigo sobre o T113 com cabine estendida e espaço para oito pessoas) por um tempo, operando acoplado em um reboque, até ser aposentado e, infelizmente, não preservado.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA