Uma raridade dos caminhões – o primeiro Daimler com acionamento por eixo (1899)

Uma raridade dos caminhões – o primeiro Daimler com acionamento por eixo (1899)

O primeiro caminhão, apresentado em 1896 revolucionou o transporte do final do século XIX, fazendo que o setor se tornasse mais eficiente e progredisse em passos cada vez mais largos. Em 1899 a Daimler apresentou a terceira versão do seu caminhão, trazendo uma inovação para época: acionamento por eixo cardã.

O destaque dos folhetos dele era que o veículo era oferecido com “ignição elétrica” (naquela época era comum a ignição acesa com lascas de madeira). Em 1896, o automóvel tinha 13 anos e os carros e caminhões eram veículos bastante raros pelas estradas. As carruagens puxadas por cavalos ainda transportavam pessoas e mercadorias nas cidades e o transporte de longa distância era realizado por via férrea ou marítima.

De acordo com os registros, o primeiro caminhão com acionamento por eixo cardã foi entregue para a empresa Staedt. Wasserwerke Stuttgart em 11 de março de 1899, pela qual operou até 1923. Visualmente é parecido com uma carroça, sendo basicamente uma grande plataforma de carga sobre rodas de madeira com motor a combustão interna. Mas após apenas três anos do primeiro caminhão, a tecnologia já havia desenvolvido de forma significativa e alguns princípios são comuns ainda hoje. O sistema de tração antes montado na traseira ou na estrutura do chassi logo abaixo da “cabine” saiu de cena e foi substituído pelo motor localizado na dianteira, acima do eixo dianteiro.

No folheto de vendas, o caminhão Daimler era oferecido com motor de dois ou quatro cilindros. As potências desses veículos eram de 4, 6, 8, 10 e 12 cv. Já a capacidade de carga foi estimada em 1.550, 2.500, 3.750 e 5.000 quilos. A descrição dizia que as rodas tinham “pneus de ferro”, imagina só o barulho no calçamento das ruas daquele tempo!

O exemplar das fotos faz parte do acervo do Mercedes-Benz Trucks Classic Collection.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Rolar Para Cima