Veja alguns critérios de contratação do caminhoneiro

A contratação do caminhoneiro passa por alguns critérios por parte das transportadoras. As exigências mínimas são a CNH atualizada, experiência e algum tipo de conhecimento sobre legislação e mecânica. Mas, caso o caminhoneiro queira se destacar dentro desse mercado tão competitivo é importante buscar alternativas para se atualizar e estar atento as novas necessidades. Apesar das exigências terem aumentado ao longo dos anos, experiência, responsabilidade, direção segura e manutenção em dia do caminhão continuam entre os principais itens a serem observados.

As empresas na hora da contratação do caminhoneiro não buscam apenas um profissional com anos de experiência no volante. Elas querem verdadeiros operadores logísticos para poder atender a demanda de fretes com economia de combustível, eficiência e segurança. Portanto, seja um motorista autônomo ou empregado o importante é ser um profissional qualificado e responsável.

Mas o que as empresas buscam na hora da contratação do caminhoneiro?

Consultores de frota explicam que os principais critérios para a contratação do caminhoneiro são estar com habilitação categoria E para carretas, e para trucks mínimo categoria D, de preferência com tempo de experiência, mas há processos de contratação com motoristas categoria D, se tiver o curso como os da Fabet,  ou Sest Senat será levado em consideração. Além disso, testes referentes a conhecimentos gerais sobre legislação/ mecânica básica/interpretação de texto/teste prático em dirigibilidade e manobra.

Outros pontos a serem levantados são por conta do RH relacionados a entrevistas e pesquisas e avaliações médicas.
As empresas muitas vezes têm dificuldades na hora da contratação do caminhoneiro e um dos principais fatores é a qualificação e experiência.

Um bom motorista deve se preparar tecnicamente dentro do possível é claro, com cursos presenciais ou mesmo on line, tentando diversificar os temas, pois quando um profissional está ciente de seu papel na sociedade, com certeza terá além de prazer no que faz,  sucesso profissional. 

Outro ponto importante é definir o que ele quer realmente, existem empolgações na hora de entrar, mas é muito bom ter um prévio estudo da empresa, e não buscar somente a remuneração como ponto inicial de uma tentativa de novo emprego.

Os motoristas em geral precisam mais do que nunca estar bem ciente do que vem se transformando o mundo de transportes. Qualificação profissional, atualizações técnicas “cursos” para entender esse mundo dos transportes, mais do que nunca, hoje é necessário estar antenado em custos agregados nos transportes. Apesar de toda a tecnologia que temos hoje, todos nós precisamos tentar ver os dois lados da moeda, entender o lado dos motoristas, mas também, o lado do transportadores sérios.

Contratação do caminhoneiro: é importante que a pessoa tenha boa capacidade de adaptação 

Algumas empresas se preocupam o quanto o caminhoneiro compreende as leis de trânsito e aspectos específicos do transporte de cargas. É importante também a experiência e realização de testes teóricos e práticos, para verificar a familiaridade do candidato com os  equipamentos disponibilizado na empresa, o estilo de condução e execução das manobras. 

Esse sistema criterioso também é aplicado aos motoristas agregados e autônomos. A empresa analisa a aderência do veículo a operação em questão e são checados todos os itens de segurança do veículo e se o mesmo possui todas as nossas exigências quanto ao rastreamento.

Antes de qualquer conhecimento ou habilidade, é importante que a pessoa tenha boa capacidade de adaptação e aprendizado, pois cada transportadora tem sua forma de trabalho. Além disso, seguir regras internas, compreender por que existem e seguir o Código de Trânsito Brasileiro são dicas importantes, bem como conhecer as regras de segurança e os riscos de sua atividade. 

Contratação do caminhoneiro: o profissional deve estar aberto a conhecer as novas tecnologias 

A maior dificuldade, hoje, é a escassez da mão de obra qualificada no País. Com o mercado aquecido, as empresas acabam disputando os mesmos profissionais. Além disso, a profissão de Motorista Carreteiro implica passar por períodos longe da família, em uma rotina de trabalho que exige grande disposição física e mental. Esses motivos reforçam ainda mais a importância de investir na formação e na capacitação de profissionais que tenham interesse em ingressar como motoristas. 

O mercado está bastante carente de bons profissionais e que a rotatividade de motoristas dentro da empresa é grande. Os jovens não querem ser motoristas. E os mais velhos estão se aposentando e são mais resistentes a treinamento e atualizações. 

window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘1524047757611777’,
xfbml : true,
version : ‘v2.8’
});
};

(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

FONTE: ocarreteiro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA