Volkswagen começa a produzir seu ônibus elétrico no segundo semestre

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou que dará início à produção do ônibus elétrico neste ano. A produção do modelo começa no segundo semestre.

Ou seja, tudo indica que essa pode ser a principal novidade da marca na LatBus. Ou seja, o maior evento de ônibus da América Latina, e que reúne as principais fabricantes de chassis e carrocerias e suas novidades. O evento ocorre entre os dias 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo.

O ônibus que passa por testes no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ), compartilha de alguns componentes do e-Delivery. O caminhão elétrico da marca desenvolvido no País.

VEJA TAMBÉM
BYD lança no Brasil caminhão elétrico de 6,7 t por R$ 589 mil
Caminhões VW dominam médios com Delivery, Constellation e elétrico; veja a lista
Mercedes-Benz Accelo 1017 faz 6,0 km/l com 8,2 t de carga; aceleramos

“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no País, vamos iniciar à produção no segundo semestre de 2024”, afirma o vice-presidente de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Rodrigo Chaves.

e-Volksbus pode chegar em versões que partem de 9 metros a superarticulados de 23 metros

Sobre o e-Volksbus

Seja como for, o chamado e-Volksbus foi mostrado pela primeira vez no ano passado à imprensa especializada. Na ocasião, a VWCO divulgou poucas informações sobre o modelo. Os testes com o chassi iniciaram em maio do ano passado.

Assim, o ônibus elétrico conta com 22 t de PBT e uma autonomia de até 250 km. Além disso, traz sistema de frenagem regenerativa. O que maximiza a autonomia da bateria. Assim como reduz o desgaste dos freios do veículo.

Do mesmo modo, conta ainda com o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia. Traz ainda como diferencial o sistema de proteção contra inundação. Adequando o produto à realidade de operação brasileira.

Conforme a Volksbus, o veículo também equipa sistema de ajoelhamento e suspensão pneumática integral. Assim, garante mais acessibilidade aos passageiros.

VW pode fazer mais versões do chassi elétrico

Outra novidade do modelo, ainda na fase protótipo, é sua arquitetura modular. Isso significa que ele pode ser produzido desde a versão micro-ônibus de 9 metros a um superarticulado de 23 metros.

A configuração, concebida pela engenharia da VWCO no Brasil, agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus da marca. A configuração permite dividir o veículo em três módulos (motores) principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro. 

Siga o Estradão no Instagram!

Fonte e Artigo Original Clica Aquí No estradao.estadao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA