Volkswagen Meteor 29.530 ganha força entre os pesados

O Volkswagen Meteor recebeu, recentemente, atualização no trem de força. Com isso, o cavalo-mecânico ganhou armas para disputar espaço no segmento e caminhões pesados, o mais disputado do Brasil. Afinal, o motor teve aumento de potência e torque. Além disso, o câmbio atualizado traz atualizações importantes no sistema de gerenciamento eletrônico. O Estradão andou, de carona, na versão mais potente do modelo. O preço sugerido do modelo parte de R$ 986 mil.

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Ou seja, o Volkswagen Meteor 29.530 6×4, que pode operar com bitrem, bitrenzão e rodotrem, por exemplo. Segundo a marca, o cavalo-mecânico pode tracionar conjuntos com 74 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). Vale ressaltar que a VWCO também oferece o Meteor 28.480 6×2, que pode ser combinado com semirreboques de três eixos, romeu e julieta, etc. Portanto, foca demandas do varejo.

Seja como for, a versão avaliada tem motor MAN D26, de 12,4 litros. Segundo a marca, o seis-cilindros em linha gera 530 cv de potência e 265 mkgf de torque a partir das 930 rpm. Portanto, houve aumento de 10 cv e 10 mkgf na comparação com o motor Euro 5, de 520 cv e 255 mkgf, respectivamente. Para se enquadrar no Proconve P8 (Euro 6), o motor traz sistemas EGR, de recirculação dos gases do escape, e SCR, de redução catalítica. Além disso, utiliza Arla 32.

Volkswagen Meteor conta com uma lista generosa de equipamentos; fotos: VWCO/Divulgação

Volkswagen Meteor fica mais econômico

A transmissão é a automatizada ZF 2624 TD Traxon, de 12 marchas, batizada pela VW de V-Tronic. De acordo com a fabricante, essa caixa foi atualizada e recebeu o sistema chamado de predictive shifting. Ou seja, um recurso que “escolhe” automaticamente a marcha de acordo com a rota. Para isso, antecipa a topografia da via com até 2 km de antecedência. Para isso, conta também com sensor de inclinação.

Além disso, considera variáveis como velocidade, rotação do motor e peso total do conjunto. Como resultado, a redução de consumo de diesel do novo Volkswagen Meteor é de até 5%, conforme a marca. Isso na comparação com o modelo anterior, com motor Euro 5. Outro bom recurso é o kick down, que garante maior oferta de força. Para isso, basta pisar forte no acelerador, até o fundo. A transmissão reduz uma marcha automaticamente e, com isso, aumenta o giro do motor.

O Meteor ganhou motor com 10 cv a mais, além de transmissão com mais inteligência; fotos: VWCO

Há, ainda, o eco-roll, que simula uma “banguela eletrônica”. Ou seja, deixa a transmissão em posição “neutro” quando é possível aproveitar a inércia. Por fim, há o modo “manobra”, que reduz a rotação do motor em balizas ou movimentos de estacionamento, por exemplo. O sistema também contribui com a redução de consumo e atua ainda no acionamento da embreagem.

Visual e equipamentos

No visual, o Volkswagen Meteor chama bastante a atenção. Nesse sentido, a grade se destaca na dianteira. O desenho da cabine, baseado no MAN TGX, recebeu atualizações para remeter à linha VW. Na parte interna, a versão 29.530 6×4 tem painel 70 funções, segundo a fabricante. Seja como for, no segundo semestre de 2024 o modelo vai ganhar opção de painel digital.

A lista de equipamentos inclui volante multifuncional, com acesso aos comandos do computador de bordo. além disso, há sistema multimídia com tela de 7 polegadas e conexão via Bluetooth com celulares com sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Na Fenatran de 2022, a VWCO mostrou um protótipo do Meteor com tela de 10”. Portanto, essa deve ser outra novidade da linha com lançamento ainda em 2024.

Bom espaço interno

Os bancos são revestidos de material que imita couro. Além disso, trazem ajustes de lombar, altura e profundidade. Bem como cinto de segurança do motorista integrado ao encosto. Por sua vez, a cama mede 2.200 mm de comprimento e 830 mm de largura. O beliche vem de série e tem 800 mm de largura. Esse espaço tem uma rede de proteção. Assim, permite acomodar objetos quando estiver fora de uso.

A cabine com 1.940 mm de altura. Portanto, traz muito espaço para o motorista. Há ainda climatizador com controle remoto e ar-condicionado. O carregamento do celular é por indução (sem uso de cabo). E entre os opcionais estão itens como suspensão pneumática e basculamento elétrico da cabine. Assim como o ar-condicionado digital e quinta-roda polimérica, que dispensa graxa.

O Volkswagen Meteor 29.530 6×4 não tem ADAS. Porém, traz sistema de saída em rampa com acionamento automático. Bem como controle de estabilidade e controle de tração. Além disso, o freio-motor tem acionamento por alavanca da coluna de direção e poder de frenagem é de 473 cv. Segundo a VWCO, o dispositivo tem três níveis de intervenção. Assim, o motorista pode frear o caminhão sem precisar acionar o pedal de freio.

O ambiente interno conta com espaço generoso e bem acabado; fotos: VWCO

Volkswagen Meteor 29.530 6×4 em movimento

O Estadão viajou de carona com o instrutor de direção da VWCO, Luiz dos Santos. O roteiro incluiu o trecho sul do Rodoanel, em São Paulo, com destino à rodovia Governador Carvalho Pinto (SP-70). No total, percorremos cerca de 180 km. O Volkswagen Meteor 29.530 6×4 estava atrelado a um rodotrem, mas com apenas 46 toneladas de PBTC.

De acordo com dados do computador de bordo, o consumo médio foi de 1,9 km por litro de diesel. O motor, de 530 cv, trabalhou com folga. Afinal, a 60 km/h o caminhão venceu uma subida com o seis-cilindros a 1.300 rpm, em 10ª marcha. A 80 km/h, em 12ª marcha, o giro não passou de 1.100 rpm.

Em movimento, o conjunto mecânico gera pouco ruído. Isso é resultado também do bom isolamento acústico da cabine. Rodando a 75 km/h, com o motor a 1.200 rpm e em 11ª marcha, o decibelímetro marcou 63 decibéis. Além disso, o cavalo-mecânico mostrou ter bom fôlego nas retomadas de velocidade. Vale lembrar que o trajeto tinha declives ou aclives, porém, com pouca inclinação.

Assim, não foi preciso acionar o pedal de freio para reduzir velocidade. Ou seja, o freio-motor deu conta do recado. Da mesma forma, na pista o caminhão mostrou bom comportamento. A combinação de bolsões de ar nos quatro pontos e a suspensão pneumática traseira garantem muito conforto a bordo.

Os faróis de LEDs garantem a boa iluminação em qualquer situação; foto: VWCO

Veredicto

O Volkswagen Meteor 29.530 6×4 tem vários predicados. Por exemplo, tem de força renovado e que consome até 8% menos diesel que o anterior. Além disso, a cabine traz boas soluções para quem precisa encarar milhares de quilômetros por estradas nem sempre bem pavimentadas. Como resultado, é um dos caminhões mais vendidos do Brasil. Segundo a fabricante, desde o lançamento, há três anos, o cavalo-mecânico soma mais de 10 mil emplacamentos.

Ficha técnica
Meteor 29.530 6×4

Aplicação Rodoviária
Motor MAN D26, de 530 cv a 1.800 rpm e 265 mkgf de 930 a 1.350 rpm
Transmissão ZF Traxon, automatizada, 12 velocidades 
Distância entre os eixos 3.400 mm
Suspensão dianteira Eixos rígidos em tandem
Suspensão traseira Eixo rígido motriz com molas pneumáticas
PBT legal 23.000 kg
PBT legal 74.000 kg
Peso em ordem de marcha 10.183 kg
Consumo (*) 1,9 km/l
*Média aferida durante a avaliação; Fonte: VWCO

Fonte e Artigo Original Clica Aquí No estradao.estadao.com.br

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