Volvo FH12 ganha motor Scania V8; veja o vídeo

Existem caminhões, como o Scania V8, que são clássicos. Por isso, há transportadores que sonham em ter um na frota. Afinal, essa arquitetura tem mais de 50 anos de história. E, ao longo das décadas, ganhou cada vez mais inovação.

Nesse sentido, a empresa de transportes escocesa J&M Murdoch&Son, além de atender às mais diversas aplicações de transporte pela Europa, é apaixonada por transformações. Por isso, recentemente apresentou sua última criação: um Volvo FH12 de 1996 que perdeu o motor D12 Euro 2 e ganhou um propulsor Scania V8.

VEJA TAMBÉM
Volkswagen Meteor 29.530 ganha força entre os pesados
Novo Volvo FH Aero é até 5% mais econômico; veja o vídeo
Mercedes-Benz renova caminhões Atego, Actros e Arocs

Claro que para os fãs de cada uma das marcas suecas, o ato foi considerado uma aberração. Mas despertou curiosidade. Afinal, são dois caminhões clássicos nos mercados onde atuam. De um lado, o Volvo FH12 classificado como robusto, com muita potência e torque. Assim como uma cabine espaçosa e confortável, e um alto nível de segurança que alcançou ao longo de anos. Enquanto isso, o Scania entrega os mesmos atributos, mas conta com um motor que mexe com o imaginário coletivo.

Um Volvo FH com motor Scania V8

A J&M fez vários estudos e parcerias com empresas renovadas. Dessa forma, garantiu que a instalação do motor Scania V8 não comprometesse o desempenho do FH12, xodó do frotista. Seja como for, o FH12 deixou de ser um seis-cilindros em linha de 420 cv. E se tornou um V8 de 14 litros que produz 357 cv. Nesse sentido, importante ressaltar que o oito-cilindros em V equipou o Scania LB141 comercializado no final dos anos 1970. Ou seja, motor muito semelhante ao utilizado no LK141 que foi vendido no Brasil. Os preparadores também trocaram a caixa Volvo pela transmissão Scania.

J&M Murdoch&Son/Divulgação

Apesar de serem motores com arquitetura totalmente diferentes, o tamanho é semelhante. Além disso, a cabine original do FH12 permitiu acomodar o novo bloco sob o túnel, sem a necessidade de grandes modificações no chassi.

Para instalar o Scania V8 foram construídos novos suportes do compartimento do motor. E produzido um sistema de escapamento personalizado. Assim, permitiu que o Volvo FH12 tivesse o rugido inconfundível do V8. Depois de tudo feito na parte de baixo, o caminhão ainda será atualizado e vai ganhar nova pintura e acessórios. Por fim, tem um decalque V8 bem exclusivo na lateral da cabine.

Siga o Estradão no Instagram!

Fonte e Artigo Original Clica Aquí No estradao.estadao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA