Volvo NH – O último bicudo da Volvo no Brasil

Lançado no Brasil em 1999, o Volvo NH teve um vida curta no país. A produção do pesado foi encerrada em 2006, por mudanças na legislação e nos clientes, que passaram a priorizar cada vez mais os caminhões cara-chata para uso no bitrem.

Apesar do pouco tempo em que esteve em produção, o pesadão criou um grande fã-clube, e ainda hoje é um dos caminhões mais admirados da Volvo no Brasil.

Apresentado no Brasil em 1999, o Volvo NH12 chegou para substituir os NL10 e NL12, que apesar de muito potentes e robustos, tinham um projeto que já era antigo. Equipado com o poderoso motor 12 litros da Volvo, o caminhão tinha versões de 380 e 420 cavalos, e concorria diretamente com o Scania T114 e T124.

A cabine era a mesma do Volvo FH, e apesar do design do capô ser parecido com os caminhões Volvo americanos da época, o caminhão tinha tecnologia e construção mais próximas ao FH, projeto europeu, do que com os projetos da Volvo para os Estados Unidos.

Além do Brasil, o caminhão foi produzido na Austrália e Europa, além de ser exportado para diversos outros países.

Apesar da semelhança de construção com o FH, o NH tinha a ponta dianteira do chassi com diferenças, para se adequar ao capô e a suspensão, mas oferecia o mesmo nível de conforto da cabine para o motorista.

Além disso, o formato do capô reduzia muito o ponto cego dianteiro do caminhão, e ajudava o caminhoneiro a realizar manobras em locais mais apertados.

Eram três versões de cabine, as mesmas do FH, sendo estendida, leito teto baixo e Globetrotter, com teto alto e um nível de conforto mais elevado.

Durante sua vida, de apenas sete anos, o NH passou por duas atualizações, em 2003 e 2005, para se tornar mais tecnológico. Também em 2003 chegou um novo motor, com 460 cavalos de potência.

Inicialmente, o modelo contava com versões 4×2 e 6×4. Foi somente em 2005 que a versão 6×2 passou a sair de fábrica.

A última unidade produzida do Volvo NH em 2006 pertence à Volvo, e pode ser conhecida dentro da Casa do Cliente, na fábrica em Curitiba.

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