Volvo recebe autorização para teste com caminhões elétricos usando pneus especiais

O Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), publicou hoje no Diário Oficial da União a Portaria Nº433, de 02 de Maio de 2024, que permite a circulação de onze caminhões elétricos Volvo FM no Brasil, em caráter experimental.

A informação havia sido adiantada pela Volvo em abril, quando o Ministério dos Transportes realizou uma cerimônia em Brasília para autorizar o uso desses caminhões pesados elétricos no país.

A portaria publicada hoje autoriza a rodagem dos caminhões dentro da Fase 1 do Projeto de Pesquisa sobre Caminhões Elétricos para Transporte Rodoviário de Carga (Projeto BEV) coordenado pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (INPROTRAN), com apoio da Volvo, e que será supervisionado pela Secretaria Nacional de Trânsito.

O principal foco do estudo está na questão do peso sobre o eixo dianteiro. Inclusive, o Artigo 3º da Portaria, no § 1º, destaca exatamente essa informação. Os veículos, dotados de suspensão pneumática integral, usarão pneus 315/80R22.5, mais largos, em todos os rodados.

Ao todo, a portaria autoriza o tráfego de onze caminhões, sendo seis unidades do Volvo FM Eletric 4x2T, e mais cinco unidades do Volvo FM Eletric 6x2T, que irão rebocar implementos de dois e três eixos, respectivamente.

O texto também deixa claro que os caminhões receberão documentação que terá observação de se tratarem de veículos em teste (caráter experimental), não podendo ser comercializados.

A rodagem dos veículos também é limitada a onze trechos rodoviários do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, e os caminhões serão conduzidos por motoristas técnicos, devidamente treinados, ou pelo pessoal de engenharia da Volvo.

Os testes vão ocorrer em um período de nove meses, e a Volvo é obrigada a relatar eventuais danos causados pelos veículos, sendo também responsável por eles. Além disso, a liberação poderá ser revogada se a Senatran identificar problemas nos testes, o que também impedirá que os veículos continuem rodando no país, o que também acontecerá se o projeto BEV não for aprovado, ou se houver inviabilidade técnica para circulação.

A Portaria completa, com todos os detalhes exigidos para os testes com os caminhões elétricos Volvo FM Electric pode ser conferida no link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-433-de-2-de-maio-de-2024-557712920.

Fonte e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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