Uma transportadora belga construiu um caminhão único, baseado nos Scania da década de 1980, mas que pode passar como um modelo oficial da marca e até poderia ter feito parte da linha de produção da marca sueca. Trata-se de um modelo cara chata batizado como Scania 109 Super.
A maior transformação na verdade é estética, pois a transportadora Bongaerts mexeu no design criando uma espécie de “bico curto” no caminhão. As pesquisas não apontam o real motivo que levou a empresa a criar esse caminhão, sendo somente um objeto de especulação. Uma das ideias é que se trata do reaproveitamento e junção de duas cabines que vieram de caminhões acidentados. Outra possibilidade é que a grade avançada era para refrigerar melhor o motor, um seis cilindros de onze litros.
As especulações mais interessantes são de quais caminhões o “109 Super” recebeu as partes. Algumas fontes apontam que a cabine era de um LB76 e a frente do 110. Já outras dizem que a frente veio do 80 Super. Uma informação que deve ser considerada é o fato de que, diziam os motoristas, que o LB76 tinha um superaquecimento do motor, que se estendia para a cabine e no verão se tornava bastante incomodo de conduzir. Aliás, já publicamos sobre o LB76 aqui, foi o primeiro caminhão cara chata da Scania.
Um fato curioso é que a Transportes Bongaerts, tendo ficado satisfeita com sua criação, levou o caminhão até a sede da Scania na Suécia para apresenta-lo a fabricante. O único registro desse curioso Scania é a foto que abre esse artigo, e infelizmente não há informações sobre o paradeiro, mas ao que tudo indica ele não existe mais.
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