Scania lança novos caminhões SUPER no Brasil

A Scania apresentou no Brasil sua gama de caminhões Super, com motores de 13 litros altamente eficientes no consumo de combustível, oferecendo mais potência e torque que a geração Euro 5, vendida atualmente no país. Essa linha de motores foi apresentada na Europa em 2021.

Os motores, completamente novos, vão poder equipar toda a linha de caminhões Scania a partir de fevereiro de 2023, e começarão a ser vendidos na Fenatran, que acontece entre 7 e 11 de novembro em São Paulo.

Para poder cumprir a nova regra de emissões Proconve P8/Euro 6, a Scania vai oferecer a nova linha de motores Super, além da linha atualizada da versão Euro 5, preparada para o Euro 6.

“Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna – proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força. Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super. Nossa visão holística do setor está sendo elevada a um novo patamar e ficará ainda mais completa com futuras outras novidades”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Apesar da mudança completa no trem de força, com novos motores, caixa de câmbio e eixos, os novos caminhões Euro 6 seguem usando a mesma cabine, lançada no Brasil em 2018.

Toda a tecnologia que já está presente nesses caminhões, aliada aos novos motores Super garantem uma economia de combustível superior aos 20% em relação à linha PGR.

“As nossas cabines P, G, R e S estão atualizadas e atendendo os clientes de forma perfeita. O que estamos mudando é no coração da cabine, onde tudo começa para mover o caminhão pelas estradas, o motor. E, no caso da gama Super com o novíssimo trem de força, formado por motor, câmbio, eixo cardan e diferencial”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil.

Os caminhões equipados com os novos propulsores SUPER receberão, na grade frontal e nas portas, um decalque mostrando a palavra SUPER. Clientes ainda poderão pedir adesivos, opcionais, que são instalados no teto da cabine, entre os faróis dianteiros.

A gama Super chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros.

“Estamos falando do mais puro ganho de eficiência energética ao oferecer alto torque em rotações mais baixas e para obter maior economia de combustível. Os torques variam entre 2.300 e 2.800Nm”, explica Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.

Os novos motores Super são oferecidos com potência de 420, 460, 500 e 560 cavalos, com torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm, respectivamente. Na comparação com os modelos atualizados da geração Euro 5, o ganho de torque médio é de 150 Nm.

O novo Scania 560 R Super terá o motor com o torque mais alto do mercado nacional na versão de 13 litros, com os seus 2.800 Nm.

Para se chegar às novas potências com a redução de combustível, os motores Super trazem aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.

As mudanças nos motores também garantem um novo sistema de freio motor, o CRB (do inglês Compression Release Brake), de 350 kW de potência (475 cv), que, se combinado com o Retarder, chega aos 850 kW (1.155 cv) de potência de frenagem.

“Além disso, o motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração atual de motores Euro 5 da marca”, diz Marx.

Por Blog do Caminhoneiro – Ler artigo original

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