Transporte de componentes do foguete Falcon9 da SpaceX surpreende motoristas nos Estados Unidos

Com a utilização de foguetes reutilizáveis, a SpaceX tem feito lançamentos quase semanais de satélites de internet, equipamentos e suprimentos para a Estação Espacial Internacional e de outras tecnologias para o espaço.

Entre os foguetes mais utilizados pela empresa está o Falcon9, um sistema de dois estágios, que queima oxigênio líquido e querosene para ir ao espaço, e após a entrega das cargas em órbita, o primeiro estágio consegue retornar e pousar automaticamente, podendo ser reutilizado.

Quando está pronto para ser lançado, o foguete mede 70 metros de comprimento, pesando um total de 505 toneladas, e transportando até 22 toneladas de cargas, dependendo da altura da órbita em que irá realizar a entrega.

Depois que volta à Terra, o pouso é realizado em plataformas afastadas de locais povoados, e o foguete precisa ser levado novamente à plataforma de lançamento, para ser preparado para a próxima decolagem.

Na última semana, alguns vídeos mostram o primeiro estágio do Falcon9 sendo transportado por uma rodovia dos Estados Unidos em uma linha de eixos da própria SpaceX, após realizar um pouso com sucesso.

Em outro vídeo, o segundo estágio é transportado em um caminhão Kenworth, em alta velocidade. Construído em alumínio com partes em titânio e tungstênio, o segundo estágio é descartado em órbita após o lançamento.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Por Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar Para Cima