Saiba quem são os PMs do DF presos por suspeita de tortura contra soldado

O pedido de prisão foi contra 14 soldados – (crédito: arquivo )

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou a prisão temporária de 14 policiais militares do Distrito Federal por suspeita de tortura contra um soldado durante ode Patrulhamento Tático Móvel do Batalhão de Choque (BPChoque) da PMDF. O episódio teria ocorrido em 22 de abril. Segundo a denúncia o soldado teria saído do curso com “sinais visíveis de estresse físico, como vermelhidão nos braços e rosto, típicos de uma severa insolação” e relatou “ter sido vítima de tortura e agressões físicas durante o curso”.

Além da prisão dos militares, o curso também foi suspenso, foi determinada busca e apreensão na unidade militar e o afastamento da função de comandante do BPChoque o tenente-coronel Calebe Teixeira das Neves, até o encerramento das investigações. 

Os pedidos de prisão foram contra dois tenentes, cinco sargentos, um subtenente, um cabo, três soldados e um capitão. A prisão temporária tem o prazo de 30 dias. Veja: 

A operação foi coordenada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por meio da 3ª Promotoria de Justiça Militar e acompanhada pela Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal. Na denúncia, o soldado relata que foi submetido a diversas formas de tortura física e psicológica que perduraram até às 16h incluindo realizar exercícios físicos extenuantes enquanto sofria agressões verbais e físicas.

O Correio procurou a PMDF, mas até o momento a corporação não se manifestou. 

 

Fonte: Correio Braziliense

Rolar Para Cima