CARDIOLOGISTA ALERTA SOBRE ALTO Nº DE INFARTOS EM JOVENS

CARDIOLOGISTA ALERTA SOBRE ALTO Nº DE INFARTOS EM JOVENS

A incidência de infarto entre o público mais jovem vem aumentando. O Instituto Nacional de Cardiologia apontou que nos últimos 15 anos, os casos de infarto em jovens vem mais do que dobrando mês após mês no País. A situação se agrava, pois poucas pessoas sabem reconhecer os sintomas.

O cardiologista José Leitão aponta que os hábitos de vida, uso de cigarro eletrônico e até a Covid-19, podem ser os principais fatores para o infarto e, por isso, é preciso ficar atento. A obesidade e hipertensão também são fatores de riscos. 

“A principal causa de óbito em jovens por doenças cardiovasculares é a miocardiopatia hipertrófica, doença genética que consiste no aumento do coração, levando a um quadro de insuficiência cardíaca”, começou explicando.

“A gente também observa o aumento da doença em jovens desde de 2020, no período da Covid-19”, continuou. 

Ele também fez um alerta quanto aos cigarros eletrônicos. “O uso do cigarro eletrônico tem um fator importante para o aumento do índice de infarto, pois se trata de um uso indiscriminado. O jovem tem utilizado o cigarro de uma forma inadequada e em uma quantidade maior. O pior é que não tem uma regulamentação e fiscalização desses aparelhos. Na verdade, a comercialização deles é proibida”, alertou. 

Para o cardiologista, a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento médico são indispensáveis para prevenir e detectar precocemente possíveis problemas cardíacos. “Os males que acometem o coração começam a aparecer a partir dos 30 anos. por isso é necessário fazer check-ups, principalmente aqueles que já possuem histórico familiar e fatores de risco. Além disso, é essencial manter um estilo de vida com hábitos saudáveis”, afirmou. 

INFARTO

A principal causa do infarto é a inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos, na parede das artérias do coração e de outras partes do organismo. Essa inflamação é chamada de aterosclerose e impede que o sangue circule normalmente pelas artérias que pode chegar à interrupção do fluxo sanguíneo para o coração, provocando o infarto.

A principal causa desse evento cardíaco é o acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias no vaso sanguíneo. Com o passar do tempo, pode haver entupimento da artéria e interrupção do fluxo sanguíneo para o coração, o que leva ao infarto. A área do músculo cardíaco que deixou de ser irrigada perde sua funcionalidade, prejudicando a capacidade de bombeamento do sangue pelo coração.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No d.gazetadealagoas.com.br

Rolar Para Cima