Confira os destaques do interior alagoano #I18082023

Sefaz beneficia turismo
Para tornar a cadeia produtiva do turismo ainda mais sólida e competitiva, o governo de Alagoas amplia o decreto que oferta tributação diferenciada ao setor atacadista, assim como para hotéis e similares. A ação é da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur). De acordo com o novo texto do decreto de nº 20.747, de 26 de junho de 2012, que já beneficiava bares e restaurantes, o atacadista credenciado e que atende a hotéis e similares passa a pagar o ICMS apenas sobre uma parte da entrada e saída das mercadorias, em vez de seguir a forma normal de cálculo do imposto. Além disso, ele também fica dispensado do ICMS antecipado – que era exigido pela Lei 6.474/04, e são considerados contribuintes substitutos em relação a algumas mercadorias especificadas pela Sefaz-AL. Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, esse benefício demonstra a atenção do governo com os segmentos que tanto são protagonistas na economia alagoana, hotéis e atacadistas, destacando que gera ainda mais competitividade aos empreendimentos do setor em Alagoas, reforçando que trabalhar políticas públicas que pensam turismo como transformação social e econômica é prioridade para o Governo de Alagoas. Os entes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) comemoram a medida. “O decreto vai ajudar bastante a hotelaria que trabalha com o lucro real e presumido, que se enquadra de acordo com esse decreto, reduzindo os custos, favorecendo o empreendimento hoteleiro ao crescimento e, consequentemente, gerando mais empregos, mais desenvolvimento, mais arrecadação para o Estado e, melhorando cada vez mais o lado social e o crescimento de Alagoas, que figura hoje como a mola propulsora do turismo”, assegurou André Santos, presidente da ABIH-AL.
Arapiraca/Casal
Os moradores do distrito Vila Aparecida, em Arapiraca, denunciam que há seis meses um enorme buraco se formou em vazamento no sistema de distribuição de água da Casal. O desperdício de água revolta os moradores, principalmente a proprietária da casa que fica em frente ao vazamento, simplesmente porque, na residência dela, a água não chega e ela tem de pegar de balde o líquido. E o sofrimento do povo de Arapiraca continua.
Arapiraca/fios
A quantidade de fios pendurados nos postes e sem utilidade em toda Arapiraca é algo para deixar qualquer pessoa surpresa. A falta de um órgão que tome alguma providência tem gerado o descaso das empresas que instalam esses fios. Já está na hora de se criar uma força-tarefa para retirada dos fios e notificar as empresas responsáveis.
Arapiraca
Arapiraca caminha a passos largos rumo ao centenário, e o prefeito Luciano Barbosa tem trabalhado diuturnamente para dar à população melhorias na qualidade de vida e bem-estar social. Os avanços seguem acontecendo nos quatro cantos da cidade, e o Brisa do Lago, localizado no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas, é uma das regiões que têm recebido diversas ações integradas da Prefeitura de Arapiraca.
Coruripe/cavalgada
No dia 27 acontece, em Coruripe, no distrito de Pindorama, a Primeira Grande Cavalgada Tamo Junto, realizada pela Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Cultura. Na programação, esquenta na concentração, três atrações durante o percurso e a Banda Matruz Com Leite encerrando a festa.
Coruripe/Festa
A festa está prevista para começar às 9h com um café da manhã na concentração e, a partir das 10h30, na frente da Secretaria de Agricultura, Neto Aboiador. Às 13h tem início a cavalgada com três trios elétricos (Trio 1 – Evaldo Silva e Mimin do Gado, trio 2 – Cicinho do Pandeiro e trio 3 – Roberto Silva e Nina Vaqueira. A cavalgada vai percorrer os povoados Botafogo, Santa Terezinha, Bonsucesso (Pausa para o Bate-Sela com almoço). O encerramento será no Pátio da Feira com Píulo do Gado e Mastruz com Leite, por volta das 19h.
Coruripe/coleta seletiva
Separar devidamente o resíduo utilizado e descartá-lo de forma correta é a proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Coruripe e, pensando nisso, o setor realizou uma reunião no auditório da Semed com os representantes das secretarias do município para sensibilização da importância da coleta seletiva nos órgãos públicos da prefeitura.
Penedo/turismo
Secretários municipais, representantes de algumas pastas da Prefeitura de Penedo e do trade turístico local participaram da atividade no auditório da Casa de Aposentadoria. A oficina foi ministrada por Ladjane Rameh, turismóloga e consultora GKS. Durante a atividade, além de um trabalho em grupo, os participantes conheceram um pouco mais da história de Destinos Turísticos Inteligentes já consolidados, como Santander (Espanha), Medelín (Colômbia), Salvador-BA e Florianópolis-SC.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No d.gazetadealagoas.com.br

Rolar Para Cima