Mais do que fabricar caminhões, as montadoras presentes no Brasil tem uma legião de fãs, que conhecem os veículos em cada detalhes, e gostam de usar a marca e o logotipo estampados em camisetas, bonés, e claro, no caminhão em que dirigem.
Mas você sabe qual o significado por trás do logotipo que destaca a marca de caminhão que você mais gosta?
Elaboramos abaixo uma lista com a história por trás dos logotipos das montadoras presentes no Brasil, entre as seis marcas mais vendidas do país, com um bônus. Conheça cada um deles.
Mercedes-Benz
A marca Mercedes-Benz é uma das montadoras mais antigas do mundo, nascida em 1886 com a criação do primeiro automóvel, um veículo de três rodas movido com um motor a combustão interna.
A marca exibe majestosa, na dianteira de todos os seus caminhões, uma bela e prateada estrela de três pontas, que significa as três atividades em que a montadora atuava, fabricando motores para veículos terrestres, aviões e barcos.
O logotipo foi adotado em 1909, logo após a morte de Gottlieb Daimler. Ele desenhou a forma em um cartão postal, enviado à esposa, escrevendo: “um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra“.
Em 1923, o logotipo recebeu um círculo. Já, em 1926, com a fusão da Daimler e Benz, foi incluída uma coroa de louros, que era o logotipo da Benz. A forma definitiva, que ainda é usada hoje em dia, nasceu em 1933.
Volkswagen
A Volkswagen foi criada na Alemanha, na década de 1930. O logotipo com o V sobre o W dentro de um círculo foi criado pelo designer de motores Franz Xaver Reimspiess, usando uma engrenagem para representar o círculo, sendo o símbolo da Frente de Trabalho da Alemanha, que atuava como dona da marca.
A palavra Volkswagen significa Carro do Povo, fabricando inicialmente o KdF-Wagen, que se tornaria, mais tarde, o Fusca vendido no Brasil.
O logotipo com o V e o W dentro de um círculo perfeito passou a ser usado em 1945, como determinação do Major Ivan Hirst, que era o responsável pela fábrica, fazendo parte do grupo militar do Governo Britânico que passou a controlar a montadora. Desde então, o símbolo passou por várias atualizações, mas mantém o mesmo padrão desde aquela época.
MAN
A MAN, que faz parte do mesmo grupo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, também é uma marca bastante antiga, criada em 1758, como uma empresa siderúrgica. A empresa foi a pioneira no uso do diesel em um caminhão, em 1924.
O logotipo da empresa é representado pela palavra MAN com um arco sobre ela, e também usa um leão em seus caminhões. A palavra MAN é a abreviação de Maschinenfabrik Augustus-Nurnberg.
Já o leão é uma grande homenagem a Heinrich Büssing, que teve um papel muito importante no avanço tecnológico da indústria de veículos comerciais. Ele registrou mais de 250 patentes e fundou diversas empresas. Uma delas era a Büssing AG. Por isso, após a MAN comprar a empresa, incluiu o leão que era o logotipo da Büssing em seus modelos.
Volvo
A Volvo iniciou suas operações em 1926, com a produção de carros. No final daquele ano, a empresa trabalhava na criação do caminhão Série 1. Esse era um modelo revolucionário para a época. Era um caminhão com cabine fechada, transmissão por diferencial, numa época em que a maioria dos modelos era por corrente, e pneus com câmaras de ar, diferente dos modelos com cintas de borracha maciça sobre as rodas de ferro ou madeira da época.
Inicialmente, a marca usava apenas um oval azul com o nome Volvo, e uma faixa diagonal que cruzava a grade inteira.
Em 1929, a montadora passou a usar um novo logotipo, com o símbolo químico do ferro, que é um círculo com uma seta apontada para cima à direita, em analogia ao melhor e mais forte aço do mundo, da Suécia, usado em seus veículos.
A palavra Volvo significa Eu Rodo, e a faixa diagonal na grade transmite a segurança que os modelos já traziam, desde aquela época.
Por isso, podemos dizer que o logotipo Volvo significa “Eu rodo com força e segurança”.
No decorrer dos anos o símbolo mudou bastante, sem perder a essência.
Scania
A Scania foi fundada em 1891, após a parceria entre uma fabricante de vagões de trem e uma de bicicletas. A palavra Scania é derivada de Skåne, a região sueca onde a empresa foi fundada.
Já o grifo, que estampa muitos produtos da marca e já decorou algumas séries especiais, vem de brasões dos condados de Skåne e Östergotland, dos anos de 1400, mais ou menos. O grifo é uma criatura mitológica, com quatro patas e cauda de leão, cabeça e asas de águia, e é sabido que sua origem tem mais de 5 mil anos.
Como a Scania iniciou sua história como fabricante de bicicletas, a Maskinfabrik-aktiebolaget Scania, seu nome era gravado na coroa das bicicletas que produzia.
O primeiro caminhão foi produzido somente em 1905, dois anos depois do primeiro carro que ostentava a marca Scania.
A Scania modificou seu logo no decorrer dos anos, durante parceria com a Vabis, com a Saab. O logo atual usa uma coroa de três pontas com um circulo central, onde o grifo está presente. A última atualização no logo ocorreu em 2017, como está até hoje.
Iveco
A Iveco surgiu em 1975, após a fusão de cinco empresas, sendo uma francesa, a Unic, três italianas, Fiat Veicoli Industriali, OM e Lancia, e uma alemã, a Magirus Deutz.
A palavra Iveco é a abreviação de “Industrial Vehicles Corporation”. Inicialmente, a marca usava um logotipo com um grande “I”, e a sigla Iveco pequena abaixo. Em 1980, o logotipo exclusivamente com a palavra Iveco surgiu, sem nenhum detalhe a mais, permanecendo até hoje.
DAF
A DAF é a sexta montadora que mais vende caminhões no Brasil hoje em dia. A empresa foi fundada em 1928, na Holanda. O nome DAF é uma abreviação das palavras Doorne’s Aanhangwagen Fabriek.
No começo, a empresa se chamava Commanditaire Vennootschap Hub van Doorne’s Machinefabriek, com o nome DAF aparecendo em 1932.
O primeiro logotipo da marca foi criado em 1928, e estava presente em todos os modelos produzido pela montadora por quase sessenta anos. Esse logo trazia uma roda, ou volante, e um feixe de molas, com a palavra DAF sobre ele.
Em 1989 foi apresentado o logo que a marca usa até hoje. A sigla DAF com uma faixa vermelha sob ela.
FNM
Como bônus, colocamos aqui um pouco da história dos logotipos usados pela Fábrica Nacional de Motores, a FNM. A pesquisa é de Werner Keifer.
A montadora foi fundada em 1942, para a produção, sob licença, de motores de aviões. O primeiro logotipo da montadora mostra uma tocha dentro de uma engrenagem com duas asas, e as letras FNM dentro da engrenagem.
Já, em 1948, outro logotipo passou a ser usado, como uma brasão de três partes, com dois motores aeronáuticos Wright, e um motor MAN, que equiparia o FNM D7300, lançado em 1949 sob licença da Isotta Fraschini , que era bicudo e teve entre 50 e 200 unidades fabricadas, sem nenhum sobrevivente.
Já em 1956, quando a montadora apresentou o modelo D9500, já em parceria com a Alfa Romeo, surgiu um novo logotipo, com a engrenagem e uma única asa, e as letra FNM sobre o nome do país, Brasil.
O logotipo que estampava a cabine imponentes dos caminhões D-11000 surgiu em 1960. Ele é uma derivação do logotipo original da Alfa Romeo, com a cruz vermelha, símbolo da família real de Milão na época, com o homem sendo consumido por um dragão, conhecido como Biscione, e as iniciais FNM dentro dele, sendo o F a cruz citada anteriormente.
A marca voltou a ativa recentemente, como Fábrica Nacional de Mobilidades, desenvolvendo caminhões elétricos em parceria com a Agrale, na cidade de Caxias do Sul. Atualmente o logotipo é o mostrado abaixo.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Imagens https://1000logos.net/