Marcas de carros que fabricaram caminhões no Brasil

Marcas de carros que fabricaram caminhões no Brasil

 

Atualmente é comum pensar nas marcas e associar a elas vários tipos de veículos. Mercedes-Benz e Volvo até hoje são referências em caminhões e carros por exemplo. Além dessas, a Volkswagen também se faz presente no Brasil com a venda dos dois tipos de veículos. Mundo afora, existem marcas que se aventuram até por outros ramos, como a Mahindra e a Lamborghini que fabricam tratores também. Algumas marcas atuam até fora do mercado de veículos, como é o caso da Yamaha que produz motocicletas, mas também eletrônicos e instrumentos musicais. E todas elas são referências de qualidade nesses mercados.

 

Veja nesse artigo algumas marcas que no passado também se fizeram presentes no Brasil com carros e caminhões.

 

FORD

 

 

A Ford foi a primeira montadora a se instalar no Brasil, em 1919. Iniciou com o Model T e em 1923 já passou a fazer caminhões. Por muitos anos os caminhões nacionais da Ford compartilhavam elementos, principalmente cabines, com a Série F e isso mudou apenas em 1983 com a chegada do Cargo. Assim formou-se a linha da Ford Caminhões, que seguiu até o encerramento da marca no mercado brasileiro em 2019. Contudo, a marca continua no mercado europeu com o F-Max, produzido na Turquia, e concorrendo com o Volvo FH. Nos Estados Unidos, existem as versões comerciais da Série F, como o F-550 e F-650.

 

CHEVROLET

 

 

Outra marca com história parecida aqui no Brasil foi a General Motors. Ela iniciou com carros e posteriormente entrou no mercado de caminhões compartilhando cabines de caminhonetes. A diferença foi que a Chevrolet durou menos, e com a ausência de um modelo de caminhão frontal (ou cara chata) o último caminhão saiu de linha em 1995. Pouco tempo depois a General Motors introduziu no país a marca GMC focando em veículos comerciais, mas infelizmente ela teve uma vida curta e durou somente até 2001.

 

DODGE

 

 

O Dodge Dart é um carro muito lembrado pelos brasileiros, principalmente pelo potente motor V8 que o equipava. Mas a verdade é uma boa parte das vendas da Dodge (no caso pertencente à Chrysler) aqui no Brasil vinham dos caminhões, que também eram V8. A Chrysler do Brasil foi vendida para a Volkswagen em 1980, onde as operações da fabricação de caminhões passaram para esta (começando a divisão de caminhões da VW). Os carros saíram de linha um ano depois. A partir daí alguns caminhões já vinham como Volkswagen, mas com algumas peças Dodge. Até que em 1984 a marca por fim parou de ter os próprios caminhões, existindo apenas a VW. A Dodge retornou ao Brasil em 1998 com a venda da picape Dakota, mas não tivemos mais veículos comerciais da marca por aqui.

 

FIAT

 

 

A Fiat hoje faz parte do maior conglomerado automotivo do mundo, a Stellantis, que detém 14 marcas, fábricas em 30 países e presença em 130 nações ao redor do mundo. Ainda, existe a CNH Industrial, como se fosse um braço da marca voltado para a fabricação de máquinas agrícolas e industriais, com as marcas mundiais New Holland e Case, além de outras regionais. É a segunda maior fabricante desses equipamentos do mundo. Aqui no Brasil, a Fiat começou em 1976 produzindo um carro, o 147. Mas nesse mesmo ano a divisão Fiat Diesel produzia o 130, o primeiro caminhão Fiat por aqui. Posteriormente veio o 190, que basicamente era um FNM com motor mais moderno. Nos anos de 1980, ela já tinha começado a colocar o emblema da Iveco nos caminhões, mas os pesados tiveram sua produção encerrada em 1985. Os italianos voltaram ao Brasil somente no ano 2000, com a inauguração de uma fábrica própria da Iveco.

 

PUMA

 

 

A Puma foi uma marca um pouco mais discreta, digamos. Ela produzia carros esportivos em chassi de Fusca e carrocerias em fibra de vidro. E ela usou esse conhecimento para produzir seus próprios caminhões, a partir de 1979. Eles tinham como opção de motores MWM, Perkins ou Detroit Diesel e a produção durou, em baixa escala, até 1999.

 

* Com informações de Eduardo Rodrigues do portal Auto Papo.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Rolar Para Cima