o que é, benefícios e como consumir (com receitas)

o que são, principais causas e como identificar

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, fornecendo diversos benefícios para a saúde, como prevenção da anemia, melhora do funcionamento do intestino, perda de peso, prevenção do envelhecimento precoce e diminuição do colesterol.

Os benefícios dessa planta alimentícia não convencional (PANC), são devido ao fato da ora-pro-nóbis ser rica em fibras, proteínas, ferro, vitamina A e vitamina B3, que são nutrientes com propriedades antioxidantes, hipolipemiantes, laxantes e hipoglicemiantes.

O nome científico da ora-pro-nóbis é Pereskia aculeata e essa planta pode ser consumida cozida em saladas, sopas ou no arroz, por exemplo. A ora-pro-nóbis pode ser cultivada em casa ou encontrada em feiras de rua e lojas de produtos naturais na forma fresca, desidratada ou em farinha.

10 benefícios da ora-pro-nóbis

Os 10 principais benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde são:

1. Auxilia no emagrecimento

A ora-pro-nóbis ajuda no emagrecimento, porque é rica em fibras que formam um tipo de gel no estômago, promovendo a saciedade e ajudando a diminuir a ingestão de alimentos.

Além disso, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso.

2. Melhora o funcionamento do intestino

Devido a grande quantidade de fibras que possui, a ora-pro-nóbis ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e, até mesmo ajudando a prevenir tumores intestinais.

3. Fortalece o sistema imunológico

Por ser uma planta rica em niacina, uma vitamina que tem ação antioxidante, a ora-pro-nóbis melhora as funções e protege as células de defesa contra os danos causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.

4. Previne a anemia

A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro, um mineral que necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, ajudando a prevenir a anemia. Confira outros alimentos que também ajudam a prevenir a anemia.

No entanto, para a prevenção da anemia, a ora-pro-nóbis deve ser consumida de junto com alimentos fonte de vitamina C, um nutriente fundamental para a absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal.

5. Mantém a saúde dos olhos

Por ter ótimas quantidades de luteína e zeaxantina, carotenoides que têm ação antioxidante e fotoprotetora, a ora-pro-nóbis protege os olhos contra os danos causados raios ultravioletas do sol e contra a luz azul emitida por computadores e celulares, mantendo a saúde dos olhos e ajudando a prevenir a catarata e a degeneração macular.

6. Evita o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes como vitamina A e betacaroteno, a ora-pro-nóbis ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis da pele, evitando o envelhecimento precoce.

7. Previne a diabetes

A ora-pro-nóbis é rica em fibras, um nutriente que controla os níveis de glicose no sangue, por que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

8. Diminui o colesterol

A ora-pro-nóbis ajuda a diminuir o colesterol por ser uma planta rica em fibras, nutriente que reduzem a absorção de gorduras a nível intestinal, diminuindo o colesterol sanguíneo.

Além disso, a presença de compostos antioxidantes na ora-pro-nóbis, como flavonoides e betacaroteno, também evita a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e ajudando a evitar o surgimento de situações como infarto, aterosclerose e derrame.

9. Regular o metabolismo

A ora-pro-nóbis ajuda a regular o metabolismo, porque é rica em niacina, uma vitamina que transforma os carboidratos, as proteínas e as gorduras em energia, promovendo o bom funcionamento das células e dos órgãos do corpo. Veja outros alimentos ricos em niacina.

10. Ajuda a evitar o câncer

Sendo uma planta com grande quantidade de flavonoides, luteína e zeaxantina na ora-pro-nóbis, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, a ora-pro-nóbis diminui o estresse oxidativo e a inflamação, ajudando a evitar o surgimento do câncer.

A ora-pro-nóbis é uma fonte de proteína?

Embora a ora-pro-nóbis seja popularmente conhecida “carne do pobres”, essa planta contém pouca quantidade de proteínas e por isso, não é considerada uma boa fonte desse nutriente.

Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, para um alimento ser considerado fonte de proteínas, ele precisa fornecer o mínimo 10% da ingestão diária recomendada desse nutriente em cada 100 g de alimento. Confira a quantidade diária recomendada de proteína.

No entanto, a ora-pro-nóbis pode ser usada para complementar a dieta, junto com outras fontes de proteína vegetal, como arroz e feijão, para pessoas adeptas a um estilo de alimentação vegana ou vegetariana, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o que corresponde a 7 colheres de sopa cheias, de ora-pro-nóbis cozida:

É importante mencionar que para obter todos os benefícios da ora-pro-nóbis, essa planta deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, associada à prática de atividade física de forma regulares.

Consulte o nutricionista mais próximo para saber como incluir o ora-pro-nóbis na alimentação do dia a dia:

Marque consulta com um Nutricionista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

As folhas, frutos e flores de ora-pro-nóbis podem ser incluídas no preparo de várias receitas, como saladas, omeletes, compotas, tortas, pães, sucos, refogados, molho pesto e massas.

Além disso, a ora-pro-nóbis também é encontrada na forma de pó, sendo usada em no preparo de pães, bolos, massas, panquecas, sucos e molhos.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de ora-pro-nóbis, a recomendação mínima diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g e 240g por dia.

Receitas com ora-pro-nóbis

Algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com ora-pro-nóbis são:

1. Torta salgada

Ingredientes:

  • 4 ovos inteiros;
  • 1 xícara (de chá) de óleo;
  • 2 xícaras (de chá) de leite;
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (de chá) de cebola picada;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
  • 1 xícara (de chá) de folhas de ora-pro-nóbis picadas;
  • 2 xícaras (de chá) de queijo fresco ralado;
  • 2 latas de sardinha;
  • Orégano e sal a gosto.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o ora-pro-nóbis, o queijo e a sardinha. Untar uma forma com óleo, colocar a metade da massa, o ora-pro-nóbis, o queijo e orégano por cima. Cobrir com o restante da massa. Bater um ovo inteiro e passar por cima da massa pincelando. Assar em forno médio.

2. Molho pesto

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de folhas de ora-pro-nóbis previamente rasgadas com as mãos;
  • ½ dente de alho;
  • ½ xícara (de chá) de queijo minas curado ralado;
  • 1/3 de xícara (de chá) de castanha do pará;
  • ½ xícara (de chá) de azeite de oliva ou azeite de castanha do pará.

Modo de preparo:

Amassar a ora-pro-nóbis no pilão, acrescentar o alho, a castanha e o queijo. Juntar o azeite aos poucos. Amassar até se transformar em uma pasta homogênea.

3. Suco verde

Ingredientes:

  • 4 maçãs;
  • 200 ml de água;
  • 6 folhas de azedinha;
  • 8 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 1 colher (de café) de gengibre fresco picado.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um suco bem grosso. Coar em uma peneira bem fina e servir.

const mainFn = () => {
var options = {“language”:”pt”,”isMobile”:false}; main.init(options); window.setTimeout(function () { if (typeof amazonAds !== “undefined” && !amazonAds.loadedAds && !!googletag) { googletag.cmd.push(function() { googletag.pubads().refresh(); }); } }, 5000); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: “2”, c2: “21145335” }); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: “8”, c2: “21145335” ,c3: “1111” }); (function() { var s = document.createElement(“script”), el = document.getElementsByTagName(“script”)[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == “https:” ? “https://sb” : “http://b”) + “.scorecardresearch.com/beacon.js”; el.parentNode.insertBefore(s, el); } )(); !function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=”2.0″; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,”script”, “https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js”); fbq(“init”, “162861800730320”); fbq(“track”, “PageView”); var propertyId = “UA-10615049-1”,gtmId = “GTM-KBJZXMC”,layout = “harmony”,language = “pt”,league = 1; (function (i, s, o, g, r, a, m) { i[“GoogleAnalyticsObject”] = r; i[r] = i[r] || function () { (i[r].q = i[r].q || []).push(arguments) }, i[r].l = 1 * new Date(); a = s.createElement(o), m = s.getElementsByTagName(o)[0]; a.async = 1; a.src = g; m.parentNode.insertBefore(a, m) })(window, document, “script”, “//www.google-analytics.com/analytics.js”, “ga”, { “useAmpClientId”: true }); ga(“create”, propertyId, “auto”, {“siteSpeedSampleRate”: 10}); ga(“require”, gtmId); if (layout) { ga(“set”, “dimension2”, layout); } if (league) { ga(“set”, “dimension5”, league); } ga(“set”, “dimension18”, language); ga(“send”, “pageview”); var tag = “GTM-N8S2MQM”,dataLayer = “crossDataLayer”; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({“gtm.start”: new Date().getTime(),event:”gtm.js”});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!=”dataLayer”?”&l=”+l:””;j.async=true;j.src= “https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id=”+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,”script”,dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var tag = “GTM-P8PXWDX”,dataLayer = “tsDataLayer”; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({“gtm.start”: new Date().getTime(),event:”gtm.js”});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!=”dataLayer”?”&l=”+l:””;j.async=true;j.src= “https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id=”+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,”script”,dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var backofficeUrl = “https://www.tuasaude.com/b/”; backoffice.init(backofficeUrl); var options = {“enable”:true,”blocking”:false,”language”:”pt”,”privacyPage”:”https://www.tuasaude.com/politica-de-privacidade”,”googleEvents”:true}; consentBar.init(options); var options = {“type”:”article”,”url”:”ora-pro-nobis”,”id”:52354,”theme”:”prisao-de-ventre”,”specialty”:{“main”:1,”type”:”face-to-face”,”id”:47,”descricao”:”Nutrição Geral”,”name”:”Nutricão”,”medic”:”Nutricionista Clínico”,”specialist_slug”:”nutricionista”,”medicPlural”:”Nutricionistas”}}; main.setPage(options); if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display(“divGptAd_ts_300x600_artigo”); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display(“divGptAd_ts_mrec_artigo”); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display(“divGptAd_ts_mrec_rodape_artigo”); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display(“divGptAd_ts_sticky_footer_desktop”); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display(“divGptAd_tuasaude_br_article_body_1”); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display(“divGptAd_tuasaude_br_article_body_2”); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display(“divGptAd_tuasaude_br_article_body_3”); } ); } }
if (typeof main !== ‘undefined’) {
mainFn();
} else {
document.querySelector(‘#mainSiteScript’).onload = mainFn;
}

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No tuasaude.com

Rolar Para Cima