Operações com caminhões autônomos vão começar em rotas ruins para caminhoneiros

As empresas Werner Enterprises e Aurora Innovation Inc. anunciaram a criação de uma operação com caminhões autônomos, dentro de um programa piloto, no Texas. Esses caminhões, que já podem rodar sozinhos mas ainda contam com um motorista de segurança na cabine, vão circular por um dos piores trajetos para os caminhoneiros dos Estados Unidos.

A viagem será realizada entre Fort Worth e El Paso, no Texas, com cerca de 600 milhas (1.000 quilômetros). Essa viagem é considerada pelos caminhoneiros como muito demorada e monótona, já que são necessárias mais de nove horas de viagem para ser feita. A velocidade máxima permitida em alguns trechos é de 85 milhas por hora para caminhões.

“A rota de Fort Worth a El Paso tem mais de 600 milhas e leva aproximadamente nove horas para ser concluída. Sua longa distância e monotonia contribuem para a reputação desta estrada de ser pouco atraente para os caminhoneiros. Ao implantar o sistema Aurora Driver nesses transportes, a Aurora e as empresas com as quais está trabalhando estão construindo um futuro em que caminhões autônomos podem lidar com rotas menos populares, enquanto motoristas humanos transportam cargas mais atraentes”, disse a Aurora, em comunicado.

Por enquanto, a operação ainda é um teste, com poucos caminhões autônomos rodando. Quando as leis para esse tipo de veículo forem sendo afrouxadas, o número de veículos vai ser ampliado gradativamente.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Por Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar Para Cima