Pneus inteligentes da Dunlop conseguem gerar energia elétrica

O Grupo Sumitomo Rubber, dono da marca Dunlop, e a Universidade de Kansai, do Japão, conseguiram criar um sistema de geração de energia elétrica a partir da rotação dos pneus. O estudo foi conduzido pelo professor Hiroshi Tani, da universidade. O sistema consiste na instalação de um coletor de energia estática, que fornece energia a um sensor, para informar o motorista sobre as condições do pneu.

O sistema ingrado desenvolvido usa a eletricidade gerada pelo coletor de energia para carregar um circuito de controle de força, que por sua vez ativa e fornece energia para um sensor externo. Rodando a 50 km/h, um pneu gera cerca de 800 μW (microwatts) de potência, força suficiente para ativar um sensor externo e alcançar uma transmissão contínua.

Esse desenvolvimento faz parte de um grande esforço da Grupo Sumitomo Rubber no desenvolvimento de soluções de Pneus Inteligentes, um conceito visionário para o desenvolvimento de novas tecnologias para pneus e serviços periféricos, através do qual pretende responder melhor às necessidades de CASE (Conectado/Autônomo/Compartilhado/Elétrico), MaaS (Mobilildade como um Serviço) e outras inovações importantes que já estão transformando a indústria automotiva.

Uma das principais chaves do “Conceito de Pneu Inteligente” são os esforços contínuos do Grupo para fornecer serviços de soluções que efetivamente transformam pneus em sensores (ou seja, a Tecnologia Sensing Core, tecnologia própria do Grupo). Porém, a vida limitada da bateria do sensor tem sido um dos maiores obstáculos para tornar a tecnologia de sensor dos pneus uma realidade.

Oferecendo uma solução efetiva para superar esse obstáculo, a Tecnologia de Geração de Força Interna dos Pneus representa um grande passo em direção ao alcance de aplicações práticas para a Tecnologia Sensing Core.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar Para Cima