Programa nacional de renovação de frota para caminhoneiros autônomos deve sair do papel por Medida Provisória

O Governo Federal, dentro do programa Gigantes do Asfalto, está trabalhando na elaboração de um programa nacional de renovação da frota para caminhoneiros autônomos. O texto, que deverá sair por uma Medida Provisória, está sendo elaborada pelo Ministério da Economia. As informações foram levantadas pelo Portal Poder 360.

De acordo com o texto, o caminhoneiro que decidir sucatear seu caminhão antigo para adquirir um seminovo, receberá um valor do governo, chamado de “Bônus Caminhoneiro”. O caminhão antigo, que deverá estar em mau estado de conservação, deverá, obrigatoriamente, ser destruído.

O objetivo da medida é tirar de circulação os caminhões mais antigos, que poluem mais e são mais inseguros para o trânsito. Esse será o primeiro programa do tipo voltado para pessoas físicas, que poderão obter o financiamento de um caminhão seminovo ou novo. Os programas atuais de financiamento são, em sua grande maioria, voltados à empresas.

Esse programa será uma opção para dar um destino correto aos veículos no final da vida útil, mas não será obrigatório, podendo o motorista entrar no programa ou não.

O texto da Medida Provisória ainda está sendo desenvolvido pelo Ministério da Economia e não tem previsão para ser publicada. Também poderá existir um sistema de escalonamento, dependendo da idade do caminhão antigo, para que o proprietário possa comprar um caminhão seminovo, com uma idade determinada pelo programa, e também o valor do Bônus Caminhoneiro que ele poderá receber.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar Para Cima