Protótipo de caminhão sem chassi e com motor traseiro – daria certo?

A Titan Veículos Especiais (ou Titan Spezialfahrzeug, no idioma original) é uma fabricante alemã de veículos pesados e especais, como o próprio nome já diz. Foi fundada em 1971 e desde o começo é especializada em modificar caminhões para serviços pesados, especiais e únicos, geralmente baseados em modelos da Mercedes-Benz. Além disso, ela também desenvolveu protótipos únicos, como é o caso do caminhão desse artigo.

Desenvolvido para o transporte de bebidas, o que mais chama a atenção nesse caminhão é a ausência do chassi. Mas o eixo cardã, sistema de transmissão e demais conexões? Bem, o motor é traseiro e dispensa o uso de eixo cardã. Já em relação ao sistema de transmissão, muito provavelmente ele é equipado com uma caixa automática. Cabos e dutos podem ser passados facilmente pelo teto da carroceria.

Apesar do nome Titan na grade frontal, essa cabine era um “coringa”, sendo que equipou modelos militares e fora de estrada da Iveco e da Renault.

Iveco 110-17 4X4

Esse caminhão lembra as carretas in loader, já bastante utilizadas na Europa e aqui no Brasil fabricadas pela Labor, utilizadas para transportar placas de vidro inteiras. Esse tipo de implemento possui um piso bastante baixo, pois as rodas não são ligadas por eixos. Inclusive como pode ser visto na segunda imagem, o sistema de carregamento é o mesmo, através de uma espécie de plataforma (ou contêiner), na qual a carga é disposta e depois acoplada no veículo.

Carreta in loader fabricado pela Labor Implementos

Não é de espantar que não passou de um projeto, pois possivelmente seria um veículo de manutenção complicada e frágil, pois uma torção nessa carroceria não parece ser algo improvável de acontecer. Agora vamos imaginar um veículo assim nas rodovias de nosso país.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROLE PARA CIMA