Novo Volvo FH chega em 29 de janeiro

A Volvo começou a divulgar hoje a chegada de sua nova linha de caminhões pesados para o mercado europeu. Chamada de Aero, a nova linha FH terá uma cabine maior e mais aerodinâmica, oferecendo menor consumo de combustível e mais segurança para o caminhoneiro.

A regra para novas cabines se chama diretriz 96/53/EC, criada pela União Europeia em 2022. Com isso, as cabines podem ter 90 cm a mais de comprimento, ficando com uma dianteira levemente mais bicuda. O primeiro modelo europeu que atende essa regra é o DAF XG. Na China, o Sinotruk Huanghe X7 também já atende a essa norma.

Caminhão chinês adianta nova norma para cabines na Europa

Além de mudanças visuais, os novos caminhões devem receber atualizações importantes no interior. Patentes registradas pela Volvo, mostram que os novos modelos terão uma posição de dirigir mais recuada, uma cama maior, que oferece espaço extra entre o assento do motorista e o leito.

Letra A de “Aero” também faz parte da divulgação

No espaço maior, a cabine poderá contar com armários, e a cama pode receber uma atualização para se tornar uma mesa e sofá, como existe no Volvo VNL, vendido na América do Norte.

Volvo FH terá nova cabine a partir do ano que vem

A Volvo já adiantou parte do design que será usado no novo caminhão, por exemplo, no Volvo Efficiency Concept Truck, apresentado no Brasil em 2021.

Motores mais eficientes

Outro desenvolvimento importante que deve chegar aos novos caminhões é uma linha de motores mais eficientes, com maior durabilidade, menor consumo de combustível e mais potência. Na versão de 13 litros, a potência máxima da Volvo é 540 cavalos.

Além disso, para o futuro próximo, a montadora aposta no uso de motores de combustão interna a hidrogênio. A tecnologia esta sendo desenvolvida em parceria com a Renault Trucks, que faz parte do mesmo grupo.

Nesse tipo de motor, o hidrogênio é queimado dentro dos cilindros do bloco, em uma combustão semelhante a usada em motores diesel. O resultado da queima do hidrogênio é apenas água pura (H2O), sendo uma tecnologia totalmente livre de emissões.

Outras novidades devem seguir na linha de caminhões elétricos e modelos equipados com células de combustível de hidrogênio, que transformam o combustível em eletricidade.

FONTE e Artigo Original Clica Aquí No blogdocaminhoneiro.com

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